A Secretária de Estado da Defesa Nacional (SEDN) esteve presente na conferência “Round table discussions. Ukraine’s Role in European Security ”, organizada pela Embaixada da Ucrânia em Portugal em colaboração da Sociedade Histórica de Independência de Portugal (SHIP) e que teve lugar no Palácio das Necessidades em Lisboa.
A Secretária de Estado, Ana Isabel Xavier, reforçou no seu discurso o apoio de Portugal à Ucrânia, “desde o primeiro dia da invasão” e agora “é seguro dizer que tanto os membros da UE como os da NATO compreendem que a nossa resposta coletiva aos desafios de segurança da Ucrânia terá um impacto duradouro no futuro da área euro-atlântica. É por isso que não podemos vacilar e devemos continuar a apoiar a Ucrânia enquanto for necessário.”
A SEDN realçou o facto de Portugal “defender uma solução pacífica através do diálogo e da cooperação, essencial para a estabilidade a longo prazo na região”, no entanto “este processo não pode começar sem a retirada dos militares russos do território ucraniano, em linha com o plano de paz de dez pontos do Presidente Zelensky.”
As palavras da Secretária de Estado foram proferidas na abertura da sessão que contou com as presenças da Embaixadora da Ucrânia em Portugal, Maryna Mykhailenko, do Presidente do SHIP, Dr. José Ribeiro e Castro e ainda do Vice-Ministro da Defesa para a Integração Europeia, Oleksandr Balanutsa.
Assista à intervenção da Secretária de Estado da Defesa Nacional