Ministro da Defesa deixa palavras de confiança à guarnição da D. Francisco de Almeida na largada para missão da NATO

01 de agosto de 2019

O Ministro da Defesa deslocou-se hoje à Fragata D. Francisco de Almeida, na Base Naval de Lisboa, para se despedir dos 174 militares que partiram esta tarde do Alfeite

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasMinistro da Defesa deixa palavras de confiança à guarnição da D. Francisco de Almeida na largada para missão da NATO

O Ministro da Defesa deslocou-se hoje à Fragata D. Francisco de Almeida, na Base Naval de Lisboa, para se despedir dos 174 militares que partiram esta tarde do Alfeite para integrar a força naval Standing NATO Maritime Group 1. Antes do navio largar, o Ministro visitou a Fragata Francisco de Almeida, assistiu a um briefing sobre a missão que durará até 12 de novembro e endereçou umas palavras de confiança e de inspiração. “Obrigada pelo vosso compromisso, sei que estarão plenamente à altura da missão”.
“Sei que estão muitíssimo bem preparados” para cumprir a missão pelo longo e exigente período de aprontamento, disse o Ministro João Gomes Cravinho, desejando sorte neste trabalho. Para o Governante, este trabalho que os 174 militares vão desempenhar reveste-se de importância estratégica: “temos visto com satisfação que o atlântico norte que está lá nos primórdios da fundação da NATO regressou à primeira linha das considerações estratégicas”
A fragata D. Francisco de Almeida integrará o Standing NATO Maritime Group 1 (SNMG1), entre 1 de agosto e 12 de novembro de 2019, com a função primária de dotar a NATO de uma capacidade naval permanente e de disponibilidade imediata para conduzir operações no âmbito da NATO Response Force, bem como outras atividades, para intervenção num largo espectro de operações militares. Dos empenhamentos previstos para o SNMG1, destacam-se a integração no 2nd Carrier Strike Group da US Navy, a participação em exercício internacional no Canadá, a participação no exercício de certificação da High Readiness Force Maritime da NRF2020; e a participação em exercício NATO de Guerra Eletrónica e defesa antimíssil.
Durante o processo de aprontamento operacional para o SNMG1, que decorreu entre 9 de maio e 13 de junho de 2019, no Reino Unido, o navio foi submetido a um exigente período de treino, designado “Operational Sea Training (OST)”, no que pode ser considerado como o centro de treino de excelência das marinhas mundiais.
O NRP D. Francisco de Almeida é comandado pelo Capitão-de-fragata Ricardo José Gomes da Silva Inácio e possui uma guarnição de 174 militares, incluindo duas equipas do pelotão de abordagem do Corpo de Fuzileiros e uma equipa de mergulhadores-sapadores.

Partilhar

Conteúdo