Ir para o conteúdo principal
O anúncio do reforço do contingente português na missão da ONU foi feito durante a deslocação ao Mali.

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasMinistro da Defesa anuncia reforço do contingente português no Mali
21 de janeiro de 2020

​A partir de maio e até outubro deste ano, mais cerca de 70 militares da Força Aérea, com a aeronave C-295 estarão empenhados na missão de manutenção da paz das Nações Unidas no Mali (MINUSMA), um reforço temporário que, segundo o Ministro, vai aumentar a capacidade de reconhecimento da missão no terreno, que “é um elemento muito importante".

João Gomes Cravinho, que terminou esta segunda-feira uma visita de dois dias a Bamako, afirmou que “Portugal está a corresponder àquilo que foi pedido, atendendo às novas circunstâncias do Mali".

Em declarações durante a visita, onde foi acompanhado pelo Enviado Especial de Portugal ao Sahel, embaixador José Moreira da Cunha, o Ministro demonstrou a preocupação com a “situação delicada" atualmente vivida no Mali e sublinhou o interesse de Portugal em contribuir para a estabilidade do país, sublinhando que os militares portugueses são “extremamente motivados, têm treino e uma preparação fortes e estão confiantes no propósito da missão".

João Gomes Cravinho encontrou-se com os 2 militares portugueses integrados na MINUSMA e com os 17 militares da Missão de Treino da União Europeia (EUTM-Mali), liderada pelo Brigadeiro-General português João Boga Ribeiro desde 12 de dezembro de 2019 e que envolve quase 800 elementos de 27 países. Atualmente, três dos dezassete militares integrados na EUTM-Mali lideram também uma equipa de formação na missão de treino do Grupo de Intervenção da Guarda Nacional do Mali, durante as próximas semanas.

Durante a deslocação, que permitiu verificar no terreno “como funciona a EUTM em conjunto com a MINUSMA", Gomes Cravinho teve igualmente um encontro com o Ministro da Defesa e Antigos Combatentes do Mali, o General Ibrahima Dahirou Dembélé.

No dia 20, o Ministro Gomes Cravinho, em visita conjunta com a Ministra francesa das Forças Armadas, o Ministro sueco da Defesa e o Secretário de Estado da Defesa da Estónia, encontrou-se ainda com o Presidente maliano, Ibrahim Boubacar Keita e com o Representante Especial das Nações Unidas no Mali.​

Partilhar
Conteúdo