Ir para o conteúdo principal
O reforço da cooperação na luta contra o terrorismo, no âmbito da segurança marítima e nas áreas da ciberdefesa, do espaço e formação foram alguns dos temas em análise e discussão neste encontro

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasMinistro da Defesa Nacional em visita de trabalho a Marrocos
30 de novembro de 2021

O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, deslocou-se esta terça feira a Rabat, Marrocos, para se encontrar com o Ministro Delegado do Primeiro-Ministro e encarregado da Administração Nacional de Defesa, Abdellatif Louidiyi.

 

O Governante português também se reuniu com o Inspetor-Geral das Forças Armadas Reais, General Belkhir El Farouk, que tem funções idênticas ao nosso Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

 

No final da visita, João Gomes Cravinho referiu que apesar de curta, esta visita a Rabat “foi muito útil e permitiu falar de desafios antigos e novos, e de oportunidades que se criaram para a intensificação da nossa cooperação no domínio da defesa".

 

“Países vizinhos e amigos permanentes", foi assim que o Ministro Delegado e encarregado da Administração da Defesa de Marrocos, Abdellatif Loudiyi, classificou a relação entre Portugal e Marrocos, na reunião que marcou o arranque da visita de trabalho.

 

O reforço da cooperação na luta contra o terrorismo, no âmbito da segurança marítima e nas áreas da ciberdefesa, do espaço e formação foram alguns dos temas em análise e discussão neste encontro, bem como a participação de Marrocos no Centro do Atlântico, dada a relevância que o Oceano Atlântico tem para os dois países.

 

No que diz respeito às relações comerciais entre Portugal e Marrocos, destacou-se o facto da Arsenal do Alfeite ter recebido na última semana de outubro de 2021, o navio patrulha da Marinha Real de Marrocos “ETTAWFIQ" para uma operação de manutenção que decorrerá ao longo dos próximos 22 meses.

 

Este contrato com a Marinha de Marrocos dá cumprimento ao objetivo de internacionalização da Arsenal do Alfeite, numa intervenção em que estão previstos trabalhos de reparação estrutural onde se destaca a instalação de um novo sistema de comando e controlo da plataforma e manutenção dos sistemas eletrónicos, trabalhos estes de elevada complexidade e conhecimento.

 

A propósito da grande reparação desta unidade naval, na reunião de hoje com o homólogo marroquino, o Ministro da Defesa Nacional assegurou que “a entrega do navio marroquino se fará na data combinada e dentro do orçamento previsto".

 

Relações com Marrocos no âmbito da Defesa

As relações bilaterais no âmbito da Defesa são enquadradas pelo Acordo de Cooperação em Matéria de Defesa, de 1993, ao abrigo do qual têm lugar as reuniões da Comissão Mista de Defesa, com periodicidade bienal.

 

Estas comissões, cuja primeira ocorreu em 1996, só foram interrompidas por força da pandemia de Covid-19, tendo a última reunião ocorrido em Rabat, a 30 e 31 de outubro de 2018, não tendo sido possível realizar a reunião prevista para 2020.

A próxima reunião, a 22ª, terá lugar em Lisboa, no dia 13 de dezembro.

 

A cooperação tem-se traduzido na execução de um plano de atividades anual que contempla, essencialmente, atividades de curta duração, em áreas como a luta contra o terrorismo, a segurança marítima, a formação, treino e exercícios militares, a saúde militar e a ciberdefesa.

 

Merece destaque, no passado e até 2019, a utilização do simulador C-130 da Base Aérea de Kenitra por parte da Força Aérea Portuguesa para qualificação do seu pessoal navegante de forma gratuita até 8 sessões por ano. Esta cooperação foi interrompida por força da modernização do nosso C130, que inviabilizou a continuidade da utilização deste simulador.

 

Realçam-se as atividades de manutenção e reparação de navios da Marinha marroquina no Arsenal do Alfeite (AA), num total de quatro desde 2012. 

20211130_Visita a Marrocos_2.jpg

Partilhar
Conteúdo