Ir para o conteúdo principal
O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, distinguiu o Major-General Vítor Viana com a Medalha de Serviços Distintos, Grau Ouro

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasMinistro da Defesa Nacional condecora Major-General Vítor Viana com Medalha de Serviços Distintos
12 de julho de 2019

O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, distinguiu o Major-General Vítor Viana com a Medalha de Serviços Distintos, Grau Ouro, numa cerimónia que decorreu no Salão Nobre do Ministério da Defesa Nacional.

A distinção, pela “forma muito empenhada” como o Major-General Vítor Viana desempenhou as importantes funções de diretor do Instituto da Defesa Nacional (IDN), desde 1 de março de 2010, evidencia a excelência das suas “reconhecidas capacidades pessoais, brilhante carreira militar e prestigiante experiência profissional nas áreas da segurança, defesa e relações internacionais”. Foi notória a ação do Major-General Vítor Viana “na forma como contribuiu para a formulação do pensamento estratégico nacional” - pode ler-se na Portaria de Condecoração assinada pelo Ministro da Defesa Nacional - “tendo sido determinante para reafirmar o papel insubstituível do Instituto da Defesa Nacional junto da comunidade nacional e internacional”.

O Major-General considerou que nesta condecoração, que vê como “uma grande honra, um grande privilégio”, está representado “o corolário do trabalho dos colaboradores do Instituto, dos dirigentes que por ali passaram e fizeram do Instituto o que é hoje e dos amigos do Instituto”, sublinhando que ao longo dos nove anos em que foi diretor do Instituto da Defesa Nacional apostou em dois eixos de ação privilegiados, que vieram dar continuidade ao trabalho já desenvolvido pelo IDN: uma grande aposta numa “maior proximidade com os cidadãos” e “na nossa relação com as Universidades”, através de parcerias estratégicas.

Os elevados padrões de qualidade na preparação e no desenvolvimento da oferta formativa do Instituto foram sublinhados durante a cerimónia de condecoração: “o Major-General Vítor Viana conseguiu garantir a divulgação e inserção dos assuntos relacionados com a Defesa Nacional nos vários níveis de ensino e formação nacionais, desde o pré-escolar ao ensino superior”. Afirmando não ter ainda planos de futuro, o Major-General Vítor Viana revelou que, tendo dedicado muito do seu tempo a funções docentes, esta seria uma área à qual gostaria de voltar: “naturalmente, se houver oportunidade de transmitir e partilhar com os jovens esses conhecimentos, estarei sempre disponível. Dar aulas é algo que é muito gratificante, que gosto muito de fazer”, afirmou.

O Major-General Vítor Viana cessou funções na sexta-feira, 5 de julho, tendo sido sucedido pela Professora Helena Carreiras, na Direção do Instituto da Defesa Nacional.

A Medalha de Serviços Distintos, que compreende os graus Ouro, Prata e Cobre, visa distinguir serviços de carácter militar relevantes e extraordinários ou atos notáveis de qualquer natureza, ligados à vida da Marinha, do Exército, ou da Força Aérea, de que resulte em qualquer dos casos, honra e lustre para a Pátria ou para as instituições militares do País.

Partilhar
Conteúdo