Ir para o conteúdo principal
A Professora Helena Carreiras tomou posse, sexta-feira, dia 5 de julho, como diretora do Instituto da Defesa Nacional (IDN)

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasHelena Carreiras é a nova diretora do Instituto da Defesa Nacional
12 de julho de 2019

A Professora Helena Carreiras tomou posse, sexta-feira, dia 5 de julho, como diretora do Instituto da Defesa Nacional (IDN). “Sendo a primeira mulher a dirigir o IDN, é também uma das pessoas mais qualificadas a assumir esta posição e, considero, por isso, uma mais-valia para a Defesa Nacional contar com a sua disponibilidade”, afirmou o Ministro da Defesa Nacional durante a cerimónia.

A nova Diretora, com vasta experiência de cargos de coordenação nacionais e internacionais e na promoção do ensino e investigação em torno das políticas públicas de segurança e defesa, torna-a particularmente apta para as novas funções, considerou João Gomes Cravinho, afirmando que os desafios que aguardam Helena Carreira são de monta, seja na “renovação da comunicação pública do IDN, seja no reforço da capacidade de investigação aplicada ou ainda da capacidade de levar a Defesa nacional a novos públicos”.

No discurso da tomada de posse, o Ministro da Defesa Nacional assinalou ainda o papel que o IDN pode ter na “necessária revisão, a breve trecho, do Conceito Estratégico de Defesa Nacional”, na preparação do “contributo português para a revisão do conceito Estratégico da NATO”, bem como a “urgência de desenvolvermos uma Estratégia Nacional de Ciberdefesa que oriente politicamente as diferentes iniciativas operacionais já em curso” e ainda os desafios inerentes às alterações climáticas, ao recrutamento e à profissionalização.

João Gomes Cravinho destacou o importante contributo do Instituto da Defesa Nacional, onde Helena Carreiras já exerceu funções como subdiretora entre 2010 e 2012, para a “estruturação do pensamento estratégico nacional” e para a divulgação de uma “cultura de Segurança e Defesa” na sociedade portuguesa, elogiando a esse propósito a visão da “Defesa como uma área transversal” do Major-General Vítor Viana, no momento em que cessa funções. O Ministro da Defesa Nacional sublinhou a “forma excecional, abnegada e distinta” e a “disponibilidade total” com que contribuiu, ao longo de nove anos de mandato, para que o Instituto da Defesa Nacional seja hoje uma instituição “acarinhada pelos portugueses”.

A nomeação de Helena Carreiras para a direção do IDN surge na sequência de um concurso público desenvolvido pela Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CRESAP). Para o Ministro João Gomes Cravinho, este nome para além do currículo reforça “a presença de mulheres de reconhecida competência em cargos de Direção Superior nas estruturas do Ministério da Defesa Nacional”, afirmando estas palavras na presença da Secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Santos Pinto.

Helena Carreiras é especialista em sociologia militar e assegurou a coordenação científica do estudo que diagnosticou a satisfação organizacional dos voluntários e dos contratados das Forças Armadas, contributo relevante para a elaboração do Plano de Ação para a Profissionalização, apresentado pelo Ministério da Defesa, no passado mês de abril.

A nova diretora do Instituto da Defesa Nacional é também Professora associada no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, nas áreas da Sociologia, Políticas Pública, Segurança e Defesa, foi presidente da "European Research Group on Military and Society" entre 2017 e 2019, integrou o Conselho do Ensino Superior Militar, entre 2011 e 2012 e é ainda membro do Conselho Geral do Instituto Universitário Militar desde 2017.

Partilhar
Conteúdo