Ir para o conteúdo principal
O Ministro da Defesa Nacional presidiu à abertura do 29º Colóquio de História Militar, dedicado este ano ao tema “De Madrid a Santo Ildefonso – A Definição das Fronteiras do Brasil”

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasMinistro abre 29.º Colóquio de Historia Militar e entrega Prémio Defesa Nacional
09 de novembro de 2020

​O Ministro da Defesa Nacional presidiu esta segunda-feira à abertura do 29º Colóquio de História Militar, dedicado este ano ao tema “De Madrid a Santo Ildefonso – A Definição das Fronteiras do Brasil".

Para João Gomes Cravinho é fundamental continuar a investir na internacionalização dos trabalhos de história militar portuguesa. O Ministro sublinha que um melhor entendimento da presença de Portugal no mundo “é um contributo importante para entendermos o presente e perspetivarmos o futuro da nossa relação com estes povos, incluindo de forma muito particular as nossas relações no âmbito da lusofonia".

A importância história militar como veículo promotor de uma maior aproximação entre a Defesa Nacional e o conjunto da sociedade foi outro dos aspetos apontados pelo governante no encontro que decorreu no Palácio da Independência, em Lisboa.

A cerimónia inclui ainda a entrega do Prémio de Defesa Nacional ao jovem Pedro Sebastião, pelo trabalho “Os Espingardeiros – Um Corpo Militar no Alvor da Modernidade", uma obra que o Ministro João Gomes Cravinho espera que possa ser a semente de futuras investigações. O governante diz que “o apoio das escolas e faculdades neste processo é sempre da maior importância e deve continuar a ser estimulado, propondo temas desta área para investigação, dando a conhecer o trabalho da Comissão, e dialogando com todos os que fazem parte desta comunidade".

Instituído em 1991, o galardão distingue todos os anos trabalhos de história militar portuguesa dedicados ao estudo e à divulgação dos feitos e dos grandes vultos. ​

Galeria de Imagens

Créditos: Direitos Reservados

​​​



Partilhar
Conteúdo