Ir para o conteúdo principal

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasAlienação de F16 consolida cooperação entre Portugal e Roménia
07 de novembro de 2020

​O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, foi recebido nesta sexta-feira pelo seu homólogo, General Nicolae-Ionel Ciucă, na sequência de uma visita oficial à Roménia.

Neste encontro, os governantes debateram a política de cooperação no domínio da Defesa entre os dois países, tendo ainda constado da agenda temas multilaterais, como as prioridades da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia e a NATO.

Na manhã do dia de hoje, João Gomes Cravinho visitou a Base Aérea nº 86, em Borcea, no sudeste da Roménia, onde se encontram já mais quatro aeronaves F-16, das cinco alienadas pelo Estado Português à Roménia, ao abrigo do contrato celebrado em 2018 entre os dois países.​

João Gomes Cravinho afirmou tratar-se de uma “parceria profunda que se estabeleceu com a Força Aérea Romena" em torno do programa de alienação de F16 mas que “vai muito para além da simples alienação de algumas aeronaves". O Ministro da Defesa Nacional afirmou ainda tratar-se de uma parceria que “permite pensar em novas oportunidades para o futuro".

Os Ministros da Defesa Nacional de Portugal e da Roménia assinaram em 1995 o primeiro Acordo de Cooperação na área Militar, que ao longo do tempo se tem vindo a centrar na formação e no treino militar, sobretudo nas áreas: de ciberdefesa, Chemical, Biological, Radiological and Nuclear Defense (CBRN) e sistemas de navegação terrestre e aérea (TACAN).

A cooperação entre Portugal e Roménia alargou-se à indústria da defesa a partir de 2000, após a assinatura, entre os dois países, de um acordo relativo a material e equipamento de defesa, tendo sido assinado em 2013 o primeiro contrato para o fornecimento de doze aeronaves F-16, que mantém em curso linhas de serviços a prestar pela Força Aérea Portuguesa, pelo menos até 2023.

Galeria de Imagens

​​​


Partilhar
Conteúdo