Ir para o conteúdo principal
João Gomes Cravinho expressa reconhecimento pelo empenho, competência e prontidão dos militares e civis​

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasMensagem do Ministro da Defesa Nacional no Dia do Exército
24 de outubro de 2020

​​


​​​Mensagem do Ministro da Defesa Nacional no Dia do Exército​

Comemoramos hoje o dia do Exército, fundindo-se as origens desta efeméride com as origens da própria nacionalidade.

O nosso é um Exército que espelha a diversidade do nosso povo. É um Exército presente em todo o território nacional, no continente e nas ilhas. É um Exército que garante apoio permanente aos portugueses.

Ao longo deste ano de 2020, na resposta à pandemia que enfrentamos, o Exército apoiou mais de 700 entidades em cerca de 250 municípios, de norte a sul do país. Esteve nas escolas, nos lares, nos equipamentos de saúde e nas prisões, entre muitos outros. Fê-lo de forma sistemática, profissional, por vezes discreta, mas sempre competente no cumprimento do dever.

E ao mesmo tempo, além-fronteiras, o Exército continuou empenhado em diversas frentes, como o Afeganistão, a República Centro Africana ou o Mali, lado a lado com os nossos parceiros e aliados. E em todas estas operações, o mérito dos militares do Exército tem sido amplamente reconhecido. Prova disso é a nomeação de vários militares do Exército Português para comandar missões internacionais, que muito nos orgulha.

Nos países irmãos da CPLP, temos também o conforto do constante apoio de militares do Exército, sempre reforçando as relações bilaterais com esses países.

A todos os militares do Exército português que hoje se encontram em missão fora de fronteiras quero deixar uma palavra de apreço e de estímulo, neste dia especial.

É a mesma palavra de orgulho e satisfação que deixo para aqueles que em território nacional cumprem as suas missões, 24 horas por dia, 365 dias por ano. Muito obrigado pela vossa entrega à causa de servir Portugal e os portugueses.

Orgulho e satisfação não podem, no entanto, ser sinónimos de complacência, e há sempre mais espaço para a ambição e para expetativas.

O Exército que ambicionamos para o futuro, deve continuar a ser um Exército credível, moderno e atrativo. Para isso, a primeira aposta tem de continuar a ser no elemento humano. A nossa prioridade continuará focada em atrair, reter e qualificar, valorizando a carreira militar.

Continuaremos igualmente a investir na modernização dos equipamentos, como estas viaturas blindadas [apontar para trás], adquiridas no âmbito da Lei de Programação Militar, e que estão já a ser usadas pelo Exército na República Centro Africana.

O Exército será também central no desenvolvimento da nossa capacidade industrial, participando na criação de novas capacidades tecnológicas, em articulação com empresas, com universidades e com centros de conhecimento e investigação.

Desejo a todos os militares e civis do Exército português um feliz dia. Faço votos para que continuem empenhados em construir um Exército de elevada prontidão e competência, voltado para o futuro, sempre ao serviço do nosso país “em perigos em guerras esforçados", e que vai “até onde a pátria for"[1].

Parabéns ao Exército!

Parabéns a Portugal!



[1] Lema e hino do Exército. ​



​​​


Partilhar
Conteúdo