Ir para o conteúdo principal
139 equipas multidisciplinares (130 do Exército, 5 da Marinha, 4 da Força Aérea)já realizaram até ao momento cerca de 360 ações de sensibilização, abrangendo mais de 1600 funcionários de lares e residências para idosos.

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasCOVID-19: Ministro da Defesa acompanha trabalho do Exército em lar da Santa Casa da Misericórdia
23 de outubro de 2020

O Ministro da Defesa Nacional, acompanhado pela Secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, e a Ministra do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social assistiram esta sexta-feira a uma ação de sensibilização realizada por uma equipa do Exército aos funcionários da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras.

Inserida no programa integrado do Ministério do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social (MTSSS) de apoio aos lares, esta ação decorre no âmbito da mobilização das Forças Armadas para a situação de pandemia e a “grande prioridade", afirma João Gomes Cravinho, “é chegar aos 2770 lares do país", permitindo, dessa forma, “não sobrecarregar desnecessariamente" as estruturas locais de saúde. 

Questionado sobre a importância destas ações o Ministro da Defesa Nacional afirmou que a ação das Forças Armadas, em articulação com o MTSSS, é “fundamental", não só para que os riscos sejam reduzidos “ao máximo possível", como também para evitar surtos nos lares, onde as “populações são mais vulneráveis". 

Estas ações de sensibilização, conduzidas por militares dos três ramos das Forças Armadas, são realizadas em duas fases: uma primeira, de carácter presencial, dirigida aos prestadores de cuidados e outro pessoal de apoio dos lares, e uma segunda fase, em formato online, onde especialistas de saúde militar – médicos, enfermeiros e farmacêuticos militares, estendem a formação e esclarecem os restantes profissionais das instituições, por forma a garantir que todos os elementos se encontram devidamente instruídos sobre a implementação de circuitos apropriados para utentes e colaboradores, utilização de equipamentos de proteção individual e limpeza e higienização dos espaços. 

As ações contam com até 139 equipas multidisciplinares (130 do Exército, 5 da Marinha, 4 da Força Aérea), desde médicos, enfermeiros e farmacêuticos, que até ao momento já realizaram cerca de 360 ações de sensibilização, abrangendo mais de 1600 funcionários de lares e residências para idosos.

​​Galeria de imagens

Créditos: EMGFA


Partilhar
Conteúdo