Ir para o conteúdo principal
O Primeiro-Ministro António Costa endereça uma mensagem de Natal às Forças Armadas Portuguesas, em particular às Forças Nacionais Destacadas.

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasMensagem de Natal do Primeiro-Ministro às Forças Armadas
23 de dezembro de 2020

​​

Caras e caros militares das Forças Nacionais Destacadas e, de forma mais abrangente, a todas as mulheres e homens das Forças Armadas Portuguesas. 

Neste final de um 2020 tão duro, quero enviar uma palavra especial a todos os militares, em particular aos que estão a desempenhar importantes ações de cooperação bilateral e multilateral no domínio da defesa, ou em missões e operações das Nações Unidas, da NATO e da União Europeia, um pouco por todo o mundo. Todos sem exceção representam Portugal de forma exemplar, e constituem, por isso, um motivo de justificado orgulho para todos os portugueses.

Como sabem, era minha intenção este ano estar pessoalmente com muitos de vós, nesta quadra natalícia. Este seria o terceiro ano consecutivo que visitaria as Forças Nacionais Destacadas (FND), precisamente para enaltecer e agradecer o relevante papel que desempenham. No ano passado estive convosco em Samos e no Iraque e há dois anos em Cabul, no Afeganistão. Este ano estaria na República Centro Africana, no Mali e no NRP Zaire, em São Tomé e Príncipe. 

Por se tratar de uma época especial do ano, em que as famílias sentem particularmente a distância dos seus familiares, mais ainda este ano tendo em conta o contexto de pandemia, queria muito ter podido transmitir-vos pessoalmente o reconhecimento devido, não apenas em meu nome, mas também em nome do governo e do povo português.

Como já é do conhecimento de todos, estou em isolamento profilático, não podendo deslocar-me, como planeado, para estar convosco. Mas é com a mesma determinação e alegria que vos envio esta breve mensagem para homenagear todos os militares que, 24 horas sobre 24 horas, 365 dias por ano, protegem sem alardes a nossa tranquilidade, os nossos bens e as nossas vidas. No nosso país e fora dele, em missões de grande importância ao serviço da comunidade internacional, ao mesmo tempo servindo igualmente os interesses do país e fazendo um trabalho extraordinário de que todos os portugueses se orgulham. 

Se a distância física de casa e das nossas famílias custa sempre, custa ainda mais nesta época festiva e num quadro de pandemia em que, apesar de já se começar a ver uma luz ao fundo do túnel, infelizmente ainda durante algum tempo não vamos poder baixar a guarda de maneira nenhuma. 

Esta mensagem também é, um muito sincero e justo agradecimento às famílias que de modo solidário e resiliente suportam a ausência e as saudades dos seus entes queridos, que, por motivos de serviço, têm de estar longe nesta altura do ano. 

Por isso, para todos os militares que, dentro ou fora do País servem e honram o nome de Portugal quero desejar, um FELIZ NATAL – em segurança – e um BOM ANO NOVO.

António Costa

Partilhar
Conteúdo