Ir para o conteúdo principal
João Gomes Cravinho destaca empenho e objetivos alcançados em 2020 e deseja que em 2021 a Defesa Nacional continue a ser exemplo inspirador de superação, resiliência e responsabilidade.

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasMensagem de Natal do Ministro da Defesa Nacional
23 de dezembro de 2020

​​

Militares, militarizados e civis da Defesa Nacional,

Nesta quadra natalícia e de passagem de ano, quero deixar-vos uma palavra de sentido apreço, e outra de esperança e expetativa.

Apreço pela disponibilidade e profissionalismo inexcedíveis com que enfrentámos e continuamos a enfrentar, juntos, a pandemia da COVID-19. Quero reconhecer o empenho de todos na Hierarquia militar – praças, sargentos e oficiais, comandantes e chefes –, mas também os civis da Defesa Nacional. Obrigado, e contamos com todos na luta que continuará no Novo Ano.

Uma palavra de apreço também por todos os que nos ajudaram nas importantes medidas que adotámos, na valorização da carreira militar, na promoção de uma cultura de segurança e defesa e na preparação das Forças Armadas para os desafios do século XXI.

Em 2020, aprofundámos a implementação dos Planos para a Profissionalização e para a Igualdade; chegámos aos 100 protocolos assinados com os municípios para a promoção do conhecimento sobre a defesa nas escolas; e com a aprovação do Estatuto do Antigo Combatente, abrimos caminho ao pleno reconhecimento do sacrifício destes militares e das suas famílias, um reconhecimento há muito devido.

Progredimos com os projetos estruturantes da Lei de Programação Militar, como o KC-390 parcialmente produzido em Portugal, e demos os primeiros passos para a edificação de uma capacidade espacial da defesa, nomeadamente através do projeto Space Surveillance and Tracking, a partir dos Açores e da Madeira.

Apesar da pandemia, vivemos tempos de progresso e de transformação nas Forças Armadas, e assim continuaremos em 2021.

Desejo, a todas e a todos nas Forças Armadas, na família militar, e nos muitos serviços e organismos da Defesa Nacional, que vivam esta quadra festiva em segurança, e que a Defesa Nacional possa ser em 2021, uma vez mais, um exemplo inspirador de superação, resiliência e responsabilidade.

Juntos estaremos à altura das expetativas que o País e os portugueses têm da sua Defesa, e juntos saberemos construir um presente e um futuro mais solidário e mais seguro para todos.

Boas festas e um excelente ano de 2021.

João Gomes Cravinho​

Partilhar
Conteúdo