Ir para o conteúdo principal
O Ministro da Defesa Nacional visitou o Centro de Apoio Militar – COVID19 (CAM), instalado no antigo Hospital Militar de Belém, para se inteirar da situação e da atividade desta infraestrutura de apoio ao tratamento de doentes Covid-19

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasCentro de Apoio Militar Covid-19 aumenta capacidade de internamento
21 de dezembro de 2020

​O Ministro da Defesa Nacional visitou esta tarde o Centro de Apoio Militar – COVID19 (CAM), instalado no antigo Hospital Militar de Belém, para se inteirar da situação e da atividade desta infraestrutura de apoio ao tratamento de doentes Covid-19.

João Gomes Cravinho visitou a enfermaria do piso 3, ainda não ocupada, mas que está já pronta para receber mais 30 doentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O Ministro afirmou que a utilização deste piso está agora dependente da evolução da pandemia, da decisão das entidades competentes na área da saúde e da disponibilidade de recursos humanos por parte da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).

“É uma unidade reconstruída e reabilitada, entre em março e abril, com grande esforço e celeridade. Alivia camas dos outros hospitais, com outras valências e especialidades, e há aqui um funcionamento em rede. Serve de complemento e verifica-se um trabalho extraordinário do Exército", acrescentou o Ministro da Defesa, sobre o Centro de Apoio Militar Covid-19.

Face à evolução da doença no país, a capacidade do CAM Covid-19 para receber novos doentes aumentou para as atuais 60 camas, existindo agora a possibilidade de uma extensão para 90, na sequência do que ficou previsto na adenda ao Protocolo de cooperação entre a Direção de Saúde do Exército Português e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), assinada a 30 de outubro.

Questionado pelos jornalistas sobre o envolvimento de outras valências no combate à pandemia, João Gomes Cravinho afirmou que “as Forças Armadas estarão sempre presentes, com os recursos que têm, para as necessidades que vierem a ser identificadas".

O CAM Covid-19, infraestrutura adaptada pelo Ministério da Defesa Nacional e pelo Exército, para responder à evolução da crise pandémica e aos pedidos de apoio do Serviço Nacional de Saúde, acolheu os primeiros utentes no dia 17 de junho, tendo recebido até ao passado dia 20 de dezembro um total acumulado de 323 doentes, encaminhados de várias unidades hospitalares da Região de Lisboa e Vale do Tejo.

Hospital das Forças Armadas continua a prestar apoio no combate à pandemia

Já esta manhã, o Ministro da Defesa deslocou-se ao Hospital das Forças Armadas – Polo de Lisboa. A visita, nesta quadra natalícia marcada pela pandemia, teve como objetivo dirigir palavras de apreço e agradecimento aos profissionais, pelo “trabalho empenhado" que têm no seu quotidiano e, ao longo deste último ano, no acolhimento de doentes do Serviço Nacional de Saúde. A Banda da Força Aérea protagonizou o momento musical da visita, acompanhada pelos Chefes de Estado-Maior dos três Ramos das Forças Armadas, pelo Diretor de Saúde Militar, Brigadeiro-General Jácome de Castro e pelo Diretor do Hospital, Brigadeiro-General Rui Sousa.​

Galeria de Imagens​​​

Créditos: António Lopes/MDN

​​

Partilhar
Conteúdo