Ir para o conteúdo principal
A 3.ª edição das Jornadas Defesa + Saúde, que decorreu no dia 22 de novembro, é uma iniciativa promovida pelo Ministério da Defesa Nacional, que este ano foi dedicada ao stress em contexto militar.

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasJornadas sobre stress em contexto militar
22 de novembro de 2019

​A Secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, Catarina Sarmento e Castro, presidiu no dia 22 de novembro à 3ª edição das Jornadas Defesa + Saúde, uma iniciativa promovida pelo Ministério da Defesa Nacional, que este ano foi dedicada ao stress em contexto militar.

O tema não foi escolhido ao acaso e reflete a prioridade assumida sobre o reconhecimento e implementação de medidas de apoio aos antigos combatentes, bem como a preocupação crescente com o impacto psicológico dos desafios que os militares em atividade enfrentam no terreno.

Na abertura do evento, que decorreu no Centro de Apoio Social do Instituto de Ação Social das Forças Armadas, em Oeiras, Catarina Sarmento e Castro destacou o papel do Centro de Recursos de Stress em Contexto Militar na compilação, análise e divulgação de dados, desenvolvimento de estudos e propostas de medidas de políticas públicas nesta área. Todos os contributos “são fundamentais para que a família militar possa ter uma vida mais saudável, não só do ponto de vista físico, mas também do ponto de vista psicológico", afirmou.

A Secretária de Estado deixou também uma palavra de reconhecimento à Rede Nacional de Apoio, pelo “trabalho desenvolvido" em prol das vítimas de stress em contexto de guerra e pelas instituições e serviços que a compõem, particularmente, às associações com quem o Ministério da Defesa Nacional estabeleceu protocolos, “como a ADFA, APOIAR, APVG, ANCU e ACUP, mas também à Liga dos Combatentes" que, apesar de não integrar formalmente a rede, também desenvolve “um importante trabalho neste domínio".

Catarina Sarmento e Castro sublinhou ainda que o Ministério da Defesa Nacional está consciente das dificuldades físicas, psicológicas e carências sociais que muitos dos antigos combatentes enfrentam, não esquecendo as “necessidades de apoio e de reencaminhamento para os diversos serviços públicos".

As Jornadas Defesa + Saúde realizam-se desde 2017 e pretendem ser um espaço de diálogo para partilhar experiências e conhecimento, bem como promover o debate e a divulgação de temas relacionados com a Saúde Militar, desta forma para fomentar os laços de colaboração entre as Forças Armadas e sociedade civil na área da saúde.

Partilhar
Conteúdo