Ir para o conteúdo principal

Presidência finlandesa da UE promove sessão sobre Defesa

O Ministro da Defesa Nacional recebeu os Embaixadores dos países da União Europeia e dos países candidatos, uma iniciativa conjunta com a Presidência finlandesa do Conselho da União Europeia

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasPresidência finlandesa da UE promove sessão sobre Defesa
12 de setembro de 2019

O Ministro da Defesa Nacional recebeu, no dia 10 de setembro, em São Julião da Barra, os Embaixadores dos países da União Europeia e dos países candidatos, uma iniciativa conjunta com a Presidência finlandesa do Conselho da União Europeia. Uma oportunidade para falar dos principais temas da agenda de defesa europeia como as alterações climáticas, a indústria de defesa, e a ciberdefesa.
A tarde dedicada à segurança e defesa na União Europeia começou com um briefing na Base Naval de Lisboa, em Almada, sobre Portugal e o seu contributo para a segurança da União Europeia através da Marinha, incluindo meios, capacidades, tecnologia, missões internacionais, culminou com uma conversa na Fortaleza de São Julião da Barra.
Neste encontro, o Ministro João Gomes Cravinho reconheceu que as alterações climáticas são um problema grave ao nível das políticas públicas para o setor da defesa, e sublinhou o trabalho que já está a ser desenvolvido pelas Forças Armadas portuguesas para reduzir a pegada energética.
O Ministro da Defesa enalteceu o reconhecimento desta temática, por parte da atual presidência finlandesa do Conselho da Europa, colocando-a na agenda como uma prioridade. “É preciso aprofundar o pensamento sobres estes problemas”, disse, adiantando que esta será uma das principais preocupações da presidência portuguesa, em 2021, “particularmente em relação a África”, por ser “uma parte do mundo que está especialmente vulnerável aos desafios das alterações climáticas”. Como tal, Portugal deve “trabalhar de perto” com os países africanos e com os quais as parcerias “vão estar muito presentes”, disse ainda.

Partilhar
Conteúdo