Ir para o conteúdo principal

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasFragata Corte-Real parte para missão da NATO no Báltico
19 de agosto de 2021

Largou esta manhã da Base Naval de Lisboa, rumo ao Mar Báltico, a fragata Corte-Real que irá integrar a Força Naval Permanente n.º 1 da NATO (SNMG1) durante os próximos quatro meses.

A cerimónia de despedida foi presidida pelo Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, que dirigiu uma palavra de “orgulho" e de “confiança" aos militares agora de partida e ao seu comandante. “A qualidade dos nossos militares, o seu profissionalismo, a sua dedicação e competência continuam a ser uma referência", disse.

Gomes Cravinho vincou ainda a importância da missão não só para a honra do “legado nobre da Marinha", junto da Aliança Atlântica, mas acima de tudo para o reforço da centralidade da segurança marítima junto da NATO.

A SNMG1 – Standing NATO Maritime Group One -, é um dos grupos navais permanentes da NATO, constituindo-se como uma das forças navais em maior estado de prontidão da Aliança Atlântica, apta a reagir a qualquer situação de crise ou conflito que possa surgir, e que opera na região do Mar Báltico, do Mar do Norte e do Atlântico Norte, a fim de contribuir para as Medidas de Tranquilização da NATO.

O navio português é comandado pelo Capitão-de-fragata Luís Carmo Falcato e navega com uma guarnição de 182 militares, incluindo duas equipas do pelotão de abordagem do Corpo de Fuzileiros e uma equipa de mergulhadores.

Galeria de imagens​


Vídeo

Intervenção do Ministro da Defesa Nacional

​​

Partilhar
Conteúdo