Ir para o conteúdo principal
Militares participam durante os próximos três meses na missão Tailored Forward Presence da NATO.

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasExército inicia missão da NATO na Roménia
07 de setembro de 2021

​​Partiu esta manhã em direção à Roménia uma força de militares do Exército que participará durante os próximos três meses na missão Tailored Forward Presence (Presença Avançada Adaptada, em português) da NATO, que tem o objetivo de reforçar a postura de dissuasão e defesa no flanco sudeste do território da Aliança.

Composta por 99 militares – seis dos quais já destacados naquele país, a que se juntam os restantes 93 que partiram hoje -, esta Companhia de Atiradores Mecanizada do Regimento de Infantaria 14 integrará a Brigada Multinacional do Sudeste da NATO, estando previsto participar em vários exercícios multinacionais, com a finalidade de garantir a prontidão e competência técnico-tática e potenciar a interoperabilidade e capacidade de resposta das diferentes forças presentes no terreno.

Na cerimónia de despedida a que presidiu, o Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho deixou uma mensagem de reconhecimento e agradecimento do País pelo “esforço e sacrifício" daqueles militares, “agravado pelos tempos de pandemia que ainda vivemos".

Destacando a importância dos compromissos assumidos e de assegurar a “nossa defesa coletiva", Gomes Cravinho enalteceu ainda o contributo que estes militares irão agora assumir perante a segurança do país e da Europa. “São garante de mais uma missão que prestigiará o país e as suas Forças Armadas", disse.

​​Galeria de imagens



Partilhar
Conteúdo