O Ministro da Defesa Nacional participa, esta segunda-feira, 22 de fevereiro, na conferência
“O Oceano que pertence a todos", organizada pelo Clube de Lisboa, em cooperação com a Agência Marítima de Segurança Europeia (EMSA) e o Instituto Hidrográfico Português, entre outras entidades, e com o apoio Câmara Municipal de Lisboa.
A conferência tem por objetivo contribuir para aumentar a Literacia em torno dos Oceanos e simultaneamente sensibilizar a opinião pública para a necessidade de preservação da biosfera e para a expansão de uma agenda global sustentável e pacífica.
O Ministro João Gomes Cravinho encerra o primeiro de dois dias de conferência, com um painel de debate subordinado ao tema da Segurança Marítima, que se inicia pelas 16h30.
“Por águas (in)seguras" pretende analisar e discutir de que forma o tráfico, a pirataria e ameaças militares navais estão a afetar a paz, a segurança humana e a liberdade de navegação.
Que regiões estão sujeitas a maiores ameaças e se as abordagens multilaterais para aumentar a segurança dos mares são eficazes e coerentes.
A temática da Segurança Marítima é uma das prioridades da Defesa no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da UE (PPUE) e o relevo dado por Portugal ao Atlântico, com o reforço das relações transatlânticas e o desenvolvimento de projetos como as Presenças Marítimas Coordenadas e o Centro do Atlântico (Atlantic Centre) são exemplos dessa centralidade.
Para se registar para participar na conferência pode fazê-lo aqui
Para assistir à trnsmissão em direto em livestream veja aqui