Ir para o conteúdo principal
Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasConceito Estratégico de Defesa Nacional em destaque no IV Seminário de Defesa Nacional
18 de novembro de 2022

​“Sem ligações estáveis à produção de conhecimento e ao debate público, não é possível tomar decisões políticas sólidas", afirmou esta sexta-feira, Helena Carreiras, na 4ª edição do Seminário de Defesa Nacional, que decorreu nos dias 17 e 18 de novembro, no Instituto da Defesa Nacional (IDN), em Lisboa.

O evento contou com um dia de trabalhos reservado ao universo da Defesa durante o qual foram debatidas experiências e lições aprendidas nas participações das Forças Armadas em missões recentes, incluindo no contexto da UE e NATO. No segundo dia, aberto ao público, o foco esteve centrado na revisão do Conceito Estratégico de Defesa Nacional (CEDN). Na sua intervenção, a Ministra da Defesa Nacional destacou a importância do seminário ao longo dos anos, reforçada agora pelas alterações decorrentes da invasão da Ucrânia pela Rússia.

“As edições anteriores abordaram uma combinação de prioridades internas e geopolítica global, procurando compreender como as novas tendências e desenvolvimentos poderiam afetar tanto a defesa nacional como a segurança internacional. Hoje, realizamos esta quarta edição num contexto marcado por um acontecimento internacional definidor e por um processo nacional em curso: a guerra na Ucrânia, e a revisão do Conceito Estratégico de Defesa Nacional", disse.

À margem da discussão sobre as orientações estratégicas dos países europeus que participaram neste evento - Dinamarca, Reino Unido, Espanha, Países Baixos e Alemanha-, a governante afirmou que “sem ligações estáveis à produção de conhecimento e ao debate público, não é possível tomar decisões políticas sólidas. É vital continuar a promover um diálogo produtivo entre decisores, investigadores e profissionais, para desenvolver melhor o pensamento estratégico nacional e contribuir melhor para os debates internacionais em curso".

Recordando algumas das consequências resultantes da recente tragédia, a Ministra da Defesa assegurou que a resposta de Portugal, como Estado, “deverá ser estratégica no seu núcleo", o que requer “ter a capacidade de identificar o que está em falta, vontade de ir além dos ganhos a curto prazo, e ter visão para esculpir o futuro que se pretende alcançar". “É por esta razão que a edição deste ano do Seminário de Defesa Nacional tem lugar no contexto da revisão em curso do nosso próprio Conceito Estratégico de Defesa Nacional" assentiu.

No final da intervenção, referindo-se às sessões do dia, Helena Carreiras, apontou a importância de comparar estratégias capazes de incorporar as dinâmicas circundantes, sem perder o foco das prioridades nacionais, destacando, ainda, o objetivo do ciclo de eventos organizado pelo IDN, que pretende recolher contributos que possam ser incluídos no processo de revisão do CEDN. “Quisemos alcançar e explorar experiências semelhantes levadas a cabo pelos nossos Aliados e Parceiros. É por isso que as diferentes sessões ao longo desta manhã se concentrarão nos processos subjacentes a outras orientações estratégicas, em curso ou recentemente concluídas."

“Estou certa de que os debates aqui hoje ajudarão a assegurar que as nossas estratégias futuras sejam bem elaboradas e, mais importante ainda, que possam ser seguidas em breve por resultados eficazes", rematou.

O Seminário de Defesa Nacional, criado em 2019, é uma iniciativa da Ministra da Defesa Nacional organizada em parceria com o Instituto da Defesa Nacional, com o objetivo de promover debates vocacionados a esta área de soberania, reunindo intervenientes com ação direta na elaboração e execução de políticas de Defesa Nacional e de diversos profissionais com interesses nesta matéria.

Através deste evento anual, a Defesa procura identificar desafios relevantes para o seu universo e refletir sobre as possíveis respostas e soluções, enquanto continua a promover a aproximação à sociedade através da participação em debates cada vez mais alargados.

 


Reportagem​


​​

Partilhar
Conteúdo