Ir para o conteúdo principal

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasMinistério da Defesa Nacional promove primeiro Seminário Defesa e Sociedade
24 de novembro de 2022

​Realizou-se, nos dias 21 e 22 de novembro, no Instituto da Defesa Nacional, em Lisboa, o primeiro Seminário Defesa e Sociedade, promovido pelo Ministério da Defesa Nacional, com a conceção e organização da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional.

Sob o mote “Qualificações na Defesa e Sociedade: Construir Sinergias e Criar o Futuro", o evento juntou entidades da Defesa Nacional e sociedade civil com o objetivo de promover a reflexão e a partilha de oportunidades e desafios relacionados com a formação profissional nas Forças Armadas e as sinergias possíveis com a sociedade.

Para a ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, que presidiu à abertura do evento, a realização deste seminário revelou-se como uma “oportunidade valiosa" para “alargar o diálogo com a sociedade" e “potenciar a capacidade qualificante" dos sistemas de formação profissional da Defesa.

Desde a partilha de conhecimento às melhores práticas, métodos e estratégias de formação e qualificação profissional, o seminário promoveu a discussão de novas abordagens para o desenvolvimento de qualificações profissionais e competências necessárias para os mercados de trabalho.

Destacando o papel do Plano de Ação para a Profissionalização do Serviço Militar, Helena Carreiras relevou a importância do reforço das qualificações e a melhoria da obtenção de competências no serviço militar, fundamentais não só na capacitação, modernização e prontidão das Forças Armadas, como na valorização dos próprios militares, em especial para aqueles que transitam para a vida civil. Na sua intervenção, a Ministra da Defesa Nacional chamou a atenção para a importância de alinhar a formação conferida nas Forças Armadas com o Sistema Nacional Qualificações e para a necessidade de reforçar o catálogo nacional com formações militares reconhecidas pela sua qualidade.

Para o Diretor-Geral de Recursos da Defesa Nacional, Vasco Hilário, responsável pela organização do evento, este seminário permitiu uma melhor reflexão e compreensão do papel da Defesa Nacional e das suas várias instituições, classificando o seminário como um “espaço de partilha que precisa de ser cultivado", permitindo, em conjunto com outras iniciativas, aproximar os cidadãos da Defesa Nacional e conhecer as suas mais-valias.

No evento participaram representantes das Forças Armadas, autoridades marítima e aeronáutica, do setor industrial da Defesa Nacional, assim como da Autoridade Nacional da Aviação Civil, Colabor, ANESPO, entre outros.

O Seminário Defesa e Sociedade é uma iniciativa da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional, com o apoio da Secretaria-Geral do Ministério da Defesa Nacional e do Instituto da Defesa Nacional.

​Galeria de imagens

​​​Descarregue as f​otografias aq​ui​.​​


Partilhar
Conteúdo