Ir para o conteúdo principal

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasComemorações dos 103 anos do Armistício da Grande Guerra, 100 anos da Liga dos Combatentes e 47 anos do fim da Guerra do Ultramar
11 de novembro de 2021

​​A Secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, Catarina Sarmento e Castro, esteve presente nas comemorações dos 103 anos do Armistício da Grande Guerra, que foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante António Silva Ribeiro. 

A cerimónia que também assinalou os 100 anos da fundação da Liga dos Combatentes e os 47 anos do fim da Guerra do Ultramar, realizou-se em Lisboa, Belém, junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar. 

Durante o evento, além da intervenção do Tenente-General Alfredo Cruz, que abordou a participação da Força Aérea Portuguesa na Guerra do Ultramar, o Presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes, Tenente-General Chito Rodrigues, abordou vários momentos marcantes da história do país e da instituição. 

De seguida, foram impostas condecorações a elementos da Liga dos Combatentes. A força militar presente, constituída pelos três Ramos das Forças Armadas prestou as honras e desfilou perante a tribuna, tendo sido ainda colocadas várias coroas de flores no Monumento aos Combatentes do Ultramar em homenagem aos mortos dos diversos conflitos. 

A 11 de novembro de 1918 foi firmado o Armistício, que pôs fim ao conflito da Grande Guerra que se iniciou em 1914. Esta assinatura aconteceu dentro de um vagão-restaurante, na floresta de Compiègne, em França às onze horas do dia onze do onze.

Vídeo


​Galeria de imagens​



Partilhar
Conteúdo