Ir para o conteúdo principal
A este Corpo de Forças Especiais são incumbidas missões específicas que obrigam a uma prontidão operacional permanente, razão pela qual os Fuzileiros têm um treino técnico-militar bastante especializado e exigente.

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasCatarina Sarmento e Castro no juramento de Bandeira de 62 novos formandos para a classe de Fuzileiros
15 de outubro de 2021

​A Secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes presidiu esta sexta-feira, na Escola de Fuzileiros, à cerimónia de Juramento de Bandeira de 62 formandos do curso de formação básica de praças da Marinha, para a classe de fuzileiros. A este Corpo de Forças Especiais, que celebrou este ano o seu 400.º aniversário, são incumbidas missões específicas que obrigam a uma prontidão operacional permanente, razão pela qual os Fuzileiros têm um treino técnico-militar bastante especializado e exigente. 

Catarina Sarmento e Castro destacou o “empenho máximo" do Governo no trabalho pelo desenvolvimento, construção e valorização da carreira militar, para dignificar ainda mais o compromisso dos militares. “Ao valorizarmos a Defesa Nacional, estamos igualmente a valorizar e a dignificar o país e os portugueses", afirmou. A Secretária de Estado referiu-se ainda à melhoria da retribuição dada a estes militares na instrução básica, como “condição fundamental para um acesso à vida militar com dignidade" e reiterou que o foco do Governo está também na construção de Forças Armadas mais bem equipadas, mais bem treinadas e mais capazes. 

O programa da cerimónia incluiu ainda a entrega de 23 distintivos da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito a fuzileiros veteranos e uma Medalha Militar da Cruz de Guerra ao antigo primeiro-marinheiro Óscar Lourenço dos Santos, que visa galardoar atos e feitos de bravura desempenhados em campanha. Foram ainda condecorados com a Ordem Militar de Avis, cinco Oficiais Superiores da Marinha, condecoração que visa premiar altos serviços militares. A governante prestou ainda homenagem aos Antigos Combatentes e enalteceu o mérito e a excecionalidade dos que se destacaram no exercício das missões que lhes foram confiadas. 

A cerimónia na unidade localizada no Vale de Zebro, no Barreiro, contou com a presença do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante António Maria Mendes Calado, entre outras entidades civis e militares.

20211015_SERHAC_Juramento-Bandeira-62-novos-formandos-classe-Fz (1).jpeg

Partilhar
Conteúdo