Ir para o conteúdo principal
João Gomes Cravinho, presidiu este domingo, em Aveiro, à cerimonia militar comemorativa do Dia do Exército

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasMinistro da Defesa no Dia do Exército em Aveiro
24 de outubro de 2021

​O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, presidiu este domingo, em Aveiro, à cerimonia militar comemorativa do Dia do Exército, acompanhado pelo Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches, e pela Secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, Catarina Sarmento e Castro. As celebrações incluíram uma homenagem aos mortos em combate, seguindo-se um desfile das forças em parada e de meios, assim como uma demonstração de atividades operacionais, que culminou num lançamento de paraquedistas.

 

Junto ao Cais da Fonte Nova, João Gomes Cravinho destacou o “espírito jovem" do Exército e os quase nove séculos de existência, “que se confundem com a própria História de Portugal". O Ministro reconheceu o trabalho desenvolvido em prol da renovação e modernização deste Ramo das Forças Armadas e o contributo para a afirmação de Portugal como um “produtor de paz e segurança internacional no mundo globalizado do século XXI".  A “história do Exército português é indissociável das grandes transformações do nosso país", afirmou.

 

Sobre o último ano e meio marcado pela pandemia, João Gomes Cravinho elogiou “ a determinação, empenho, dinamismo, flexibilidade e pragmatismo" do Exército, na resposta nacional à covid-19, lembrando também “o longo histórico das Forças Armadas no apoio às populações".

 

O Ministro da Defesa assinalou também que, apesar da pandemia, o Exército empenhou neste ano 919 militares nas Forças Nacionais Destacadas, que se distinguiram “pela sua proficiência, pelo seu treino e capacidade de atuação, mas também pela sua coragem, empenho e bravura, dando continuidade ao trabalho de excelência dos militares portugueses, e honrando a sua reputação".

 

O dia 24 de outubro, data em que se comemora o Dia do Exército, assinala a tomada de Lisboa, em 1147, pelas tropas de D. Afonso Henriques, Patrono do Exército. As comemorações, este ano, entre 20 e 24 de outubro, foram centradas na cidade de Aveiro com o objetivo de divulgar os meios e capacidades do Exército. Com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro, foi disponibilizado acesso à população a um conjunto de atividades de natureza militar, cultural e recreativa, dando a conhecer, desta forma o Exército e o seu ao serviço a Portugal e aos portugueses. 



Partilhar
Conteúdo