Ir para o conteúdo principal
Novo laboratório sucede ao Laboratório Militar de Produtos Químicos e Farmacêuticos, em funcionamento desde 1918.

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasInaugurado novo Laboratório Nacional do Medicamento
15 de outubro de 2021

​Foi inaugurado esta manhã em Lisboa o novo Laboratório Nacional do Medicamento, que sucede ao Laboratório Militar de Produtos Químicos e Farmacêuticos, em funcionamento desde 1918.

Constituindo-se como uma “instituição de vanguarda", a criação do LM - Laboratório Nacional do Medicamento permitirá aumentar a capacidade de produção nacional no setor do medicamento, com o objetivo de garantir a produção estratégica de medicamentos essenciais, e ampliará o âmbito de atuação do Laboratório Militar, permitindo dar resposta “não apenas às necessidades das Forças Armadas, como também às dos cidadãos".

Esta restruturação, uma “aposta no Sistema Científico e Tecnológico Nacional no setor do medicamento", reforça a ligação com esse setor e o da Saúde, permitindo uma intervenção do Estado que salvaguarde “o interesse público e a soberania nacional" e favoreça “o investimento público na investigação científica e na inovação terapêutica", afirmou o Ministro da Defesa Nacional durante a cerimónia de inauguração.

Resultante de uma decisão do Governo, o novo Laboratório Nacional do Medicamento, afirma Gomes Cravinho, “confirma o papel da Defesa Nacional como apoio imprescindível em contexto de crise", “na resposta a contextos muito dinâmicos e que podem resultar em crises complexas", como foi a crise provocada pelo novo coronavírus.

Nesse sentido, disse o ministro, foi fundamental a “decisão de salvaguardar" a missão militar do Laboratório Militar, permitindo não só manter as suas “missões específicas", como alargá-las, contribuindo, por exemplo, para o Sistema de Saúde Militar.

João Gomes Cravinho afirmou ainda que a opção de manter a missão militar do Laboratório foi “a mais acertada", e que “a capacidade de resposta do Exército através do Laboratório, em apoio ao Serviço Nacional de Saúde, no combate à pandemia, apenas veio confirmar a sensatez desta escolha".

Na cerimónia presidida pelo Ministro da Defesa Nacional participaram igualmente o Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, e o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira.

​​Galeria de imagens


Partilhar
Conteúdo