Ir para o conteúdo principal
Foi apresentado esta quarta-feira, em conferência de imprensa, o balanço da época balnear 2020

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasBalanço da época balnear 2020
21 de outubro de 2020

Foi apresentado esta quarta-feira, em conferência de imprensa, o balanço da época balnear 2020, na presença do Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches, com os dados referentes às ações de salvamentos realizadas pela Autoridade Marítima Nacional e ao dispositivo empenhado.

 

O Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional recordou que o início da época balnear, que este ano decorreu entre 6 de junho e 15 de outubro,  constituiu um “desafio enorme ao qual a Autoridade Marítima Nacional foi capaz de corresponder” e sublinhou o “grande trabalho de cooperação entre todas as entidades” que, juntamente com o “reforço dos meios” da Autoridade Marítima Nacional, permitiu que fosse cumprida “a missão, aquilo que era necessário fazer”.

 

A Autoridade Marítima Nacional (AMN), no âmbito das suas competências, em estreita cooperação com as autarquias locais, coordenou as intervenções no âmbito da segurança balnear nas praias marítimas e nos espaços com aptidão de uso balnear, nas vertentes de vigilância, proteção, fiscalização, salvaguarda, aconselhamento, socorro e assistência de utentes e banhistas, e salvamento marítimo.

 

Durante a época balnear, houve nove vítimas mortais em praias vigiadas, quatro em praias não vigiadas e duas em outras zonas marítimas não vigiadas, num total de 15 mortes, de acordo com o balanço da Autoridade Marítima Nacional.

Os dados do socorro e assistência a banhistas em 2020 registam 1205 ações de primeiros socorros e 601 salvamentos realizados.

 

Para as 418 praias marítimas de Portugal continental, as 75 praias marítimas no arquipélago dos Açores e as 56 praias no arquipélago da Madeira, a Autoridade Marítima Nacional teve este ano um dispositivo reforçado composto por 452 elementos da Polícia Marítima, 121 tripulantes das Estações Salva-vidas e 133 militares da Marinha, em apoio às Capitanias em ações de sensibilização e vigilância apeada nas praias, que desenvolveram ações de sensibilização, vigilância, assistência e socorro.

 

O reforço de meios do “Seawatch” e “Praia Segura”, especialmente focados na assistência e socorro em praias não vigiadas, com recurso a viaturas todo-o-terreno e a militares com formação para a prestação de primeiros socorros, permitiram que, no âmbito destes projetos, 476 pessoas recebessem esses cuidados, 77 salvamentos e a assistência a 34 crianças perdidas.

 

O projeto “Seawatch contou com viaturas todo-o-terreno de 30 de maio a 30 de setembro, com um total superior a 385 mil km percorridos. Por sua vez, o projeto “Praia Segura”, disponibilizou 7 motos 4x4, de 30 de maio a 30 de setembro e 5 motos 4x4, no continente, de 1 a 19 de outubro.

 

Os dados sobre a época balnear foram apresentados pelo Diretor-geral da Autoridade Marítima e Comandante-Geral da Polícia Marítima, Vice-Almirante Sousa Pereira. O Diretor do Instituto de Socorros a Náufragos, Comandante Velho Gouveia, também participou na conferência de imprensa que decorreu no auditório da Academia de Marinha.


 

Veja a Galeria de Fotografias

 

 

Partilhar
Conteúdo