Ir para o conteúdo principal

65 cadetes-alunos prestaram juramento de bandeira na Academia Militar

“um dos momentos mais simbólicos e marcantes da condição militar”

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotícias65 cadetes-alunos prestaram juramento de bandeira na Academia Militar
16 de outubro de 2020

Esta manhã, 65 cadetes-alunos fizeram o seu juramento de bandeira, “um dos momentos mais simbólicos e marcantes da condição militar”, afirmou o Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches, que presidiu à cerimónia.

Perante os cadetes-alunos do curso que tem como patrono o “Marechal Manuel de Oliveira Gomes da Costa”, o Secretário de Estado sublinhou a importância do juramento que “simboliza o compromisso inabalável com a República e com as instituições e os princípios que ela representa”. Por outro lado, “neste ato de jurar fidelidade perante a Bandeira Nacional fica também confirmado o compromisso do País convosco”, acrescentando que “é neste compromisso mútuo que radica a vossa condição de militares”.

Para o Secretário de Estado, este é um dia igualmente importante para o Exército e para a Guarda Nacional Republicana “que vê neste ciclo a renovação necessária das instituições, a cada nova geração que aqui passa e aqui deixa a sua marca”.

Jorge Seguro Sanches reconheceu o trabalho desenvolvido na cooperação no domínio da defesa, concretamente “com os alunos de países amigos que aqui fazem o seu percurso de aprendizagem”, saudando as famílias que acompanharam a cerimónia e também aqueles que “devido à pandemia, não puderam estar aqui neste espaço para serem testemunhas deste ato único de cidadania”.

Do grupo de 65 alunos que prestaram hoje juramento de bandeira na Academia Militar, 42 elementos incluem-se no Exército e 23 na Guarda Nacional Republicana. Na cerimónia, estiveram também presentes o Chefe do Estado-Maior do Exército, General José Nunes da Fonseca, o Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança e diversas outras entidades civis e militares.

Galeria de Imagens

Direitos Reservados

​​

Partilhar
Conteúdo