Ir para o conteúdo principal
​O Instituto de Socorros a Náufragos recebeu esta sexta-feira 30 viaturas da SIVA Portugal, no âmbito do projeto “SeaWatch", para reforço à vigilância das praias nacionais durante a época balnear.

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotícias30 viaturas novas para reforço da vigilância balnear
29 de maio de 2020

O Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) recebeu esta sexta-feira 30 viaturas da SIVA Portugal, no âmbito do projeto “SeaWatch", para reforço à vigilância das praias nacionais durante a época balnear.

As 30 viaturas Amarok agora disponibilizadas pela SIVA - 28 para as praias e duas para apoio ao ISN para a realização de tarefas relacionadas com a assistência a banhistas - estão equipadas com meios de salvamento e preparadas para socorrer os banhistas que precisem de auxílio, essencialmente nas praias não vigiadas. Também nos arquipélagos foi aumentado o dispositivo, passando, nos Açores, para duas viaturas, sendo que este é o primeiro ano em que a Madeira passa a ser abrangida por este projeto.

O projeto SeaWatch, que resulta da colaboração entre o Instituto de Socorros a Náufragos e a SIVA Portugal, tem permitido há 10 anos consecutivos reforçar a vigilância nos cerca de 350 quilómetros de praias não vigiadas, além de garantir uma presença em toda a costa do continente.

Em 2019, o projeto possibilitou o salvamento de 48 veraneantes, com 192 assistências de primeiros socorros realizadas e 7 buscas com sucesso de crianças perdidas.

Durante a cerimónia de entrega das viaturas, o ministro da Defesa Nacional realçou a importância da parceria, tendo destacado o relevo que agora ganha face à atual situação vivida no país e que poderá levar mais pessoas a procurar praias não vigiadas. “Temos de equilibrar esse impulso com a necessidade de ter segurança nas praias, e para isso a cerimónia em que participamos hoje é um passo absolutamente fundamental", disse.

O ministro também deixou uma mensagem de “destaque e apreço" a todos os militares envolvidos na operação “SeaWatch", que permitiram no passado e permitirão este ano contribuir para a salvaguarda da vida humana.

Novos parceiros

Além da SIVA Portugal, outras instituições têm-se associado à missão do Instituto de Socorros a Náufragos nos últimos anos, como é o caso da Fundação Vodafone através do projeto “Praia Saudável", que permite a cedência de meios motorizados para socorro e salvamento marítimo, para além de telemóveis e mastros de sinalização para os nadadores-salvadores, e o caso da empresa Blue Ocean Medical, que equipou as 28 viaturas com um desfibrilhador.

Este ano também a BP e a AGEAS se associaram com a oferta de combustível e de seguros para as viaturas, garantindo, desta forma, a sua operacionalidade.

Para a operação dos meios do projeto “SeaWatch" e “Praia Saudável", a Marinha disponibiliza 36 militares no período de 30 de maio a 30 de setembro.

Para o período de 1 a 19 de outubro o dispositivo será reduzido a 6 viaturas Amarok e 5 motos 4x4, operadas por 22 militares da Marinha.​

​Galeria de imagens

​Créditos: Marinha Portuguesa

​​

Partilhar
Conteúdo