Ir para o conteúdo principal
Isadora Lopes Rua ficará inscrita na história da Força Aérea como a primeira mulher a assumir o comando de uma estação radar

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasA primeira mulher no comando de uma Estação de Radar
06 de novembro de 2019

Isadora Lopes Rua ficará inscrita na história da Força Aérea como a primeira mulher a assumir o comando de uma estação radar. “É uma missão que aceito com muita honra. Será mais um desafio, com responsabilidade acrescida e satisfação por ser a primeira mulher”, afirma a Capitão de 42 anos, que entra esta quarta-feira em funções na estação nº 3, localizada em Montejunto.
A unidade em funcionamento há mais de 60 anos, desempenha um papel fundamental no Sistema de Defesa Aérea Nacional, através da disponibilização de imagens do espaço aéreo português, contribuindo de forma decisiva para a manutenção da soberania nacional e para o cumprimento dos compromissos do país com a Aliança Atlântica.
Estas instalações serão a nova casa de Isadora, que já soma 22 anos ao serviço da Força Aérea. Formada em Manutenção de Material Eletrotécnico, começou por exercer funções nesta área, mas não só. Licenciou-se em Radiologia na Escola Superior de Tecnologia da Saúde e foi a primeira mulher a entrar nos quadros da Escola Superior de Tecnologias Militares e Aeronáuticas, onde deu aulas.
Já foi chefe do Serviço de Eletromedicina e Manutenção Hospitalar do Hospital da Força Aérea, período que elege como um dos mais desafiantes da carreira, foi também adjunta do diretor do Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea e comandante das esquadrilhas de Infraestruturas e Transportes na Base do Lumiar.
A militar deixa agora o comando da Manutenção e Sistemas de Energia da Unidade de Apoio de Lisboa para abraçar um novo desafio, mais um capítulo promissor num percurso que inclui vários louvores e condecorações, das quais se destacam a Medalha de Mérito Militar de 3ª classe, a Medalha de Mérito Aeronáutico de 3ª classe e a Medalha de Prata de Comportamento Exemplar.

Partilhar
Conteúdo