Ir para o conteúdo principal
O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, participou na Cerimónia Militar comemorativa do 60.º aniversário da Base Aérea n.º 5 em Monte Real.

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotícias60º aniversário da Base Aérea n.º 5 comemorado com Cerimónia Militar
15 de outubro de 2019

​O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, participou na Cerimónia Militar comemorativa do 60ª aniversário da Base Aérea n.º 5 em Monte Real, presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a quem foram prestadas Honras Militares pelas Forças em Parada.

Na Base Aérea n.º 5, que tem como lema a divisa “Alcança quem não cansa”, estão estacionadas a Esquadra 201 - Falcões e a Esquadra 301 - Jaguares, ambas equipadas com os caças F16, sendo também a partir desta base que é assegurado o Policiamento Aéreo e a Defesa Aérea de Portugal. 

Durante a Cerimónia teve lugar uma intervenção do Comandante da Base Aérea n.º 5, o Coronel Piloto-Aviador João Carlos Gonçalves, a rendição do Porta-Estandarte Nacional e do Porta-Guião da Unidade, a Homenagem aos Mortos e a imposição de várias condecorações. 

De entre as condecorações, destaca-se a Medalha de Serviços Distintos – Grau Ouro atribuída pelo Presidente da República à Esquadra de Manutenção de Aeronaves, além das Medalhas de Serviços Distintos, Medalha de Mérito Militar, Medalha de Mérito Aeronáutico e Medalha Comemorativa das Campanhas imposta a vários militares da Unidade e ex-combatentes. Foram igualmente distribuídos pergaminhos comemorativos dos 25 anos de serviço na Força Aérea a funcionários civis desta Base Aérea.

A Base Aérea n.º 5 completou 60 anos no passado dia 4 de outubro. A cerimónia que assinalou os 60 anos decorreu no dia 14 de outubro e contou ainda com a presença do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante Silva Ribeiro, do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Joaquim Nunes Borrego e de várias entidades civis e militares da região.​​​

Partilhar
Conteúdo