PT/ADN/GABMIN - Gabinete do Ministro da Defesa Nacional (1944 - 1975)
Fundo composto por 57 séries documentais, num total de 313 unidades de instalação e 2.806 processos que abarcam os anos de 1944 a 1974. Este fundo é constituído por documentação relativa a cerimónias, visitas, processos de disciplina e justiça, condecorações, desporto, relações com o Conselho Superior Militar, com o Conselho de Ministros, com o Conselho Superior de Defesa Nacional e Conselho Aeronáutico; assuntos do Gabinete; relações com o Ministério do Exército, Ministério da Marinha e Secretaria de Estado da Aeronáutica; exercícios e manobras NATO; segurança externa e interna; embaixadas e relações com os adidos; planos gerais de defesa; organização de pessoal a nível do Exército metropolitano e da Aeronáutica; orçamentos suplementares de defesa e extraordinários.
PT/ADN/SGDN - Secretariado-Geral da Defesa Nacional (1950 – 1974)
O Fundo do SGDN é constituído por 3 secções arquivísticas com um total 739 séries documentais e 14 792 processos que abarcam os anos de 1914 a 1976. Instituído em agosto de 1950 enquanto órgão de estudo e de trabalho do Ministro da Defesa Nacional, o SGDN veio a ser extinto em 25 de Abril de 1974. Este fundo é constituído por documentação com forte incidência na temática da defesa e de elevado interesse para a história política de Portugal e das ex-colónias dos anos 50 a 70 do século XX. Destaque para a 1.ª Repartição sobre as operações militares, a 2ª Repartição dedicada às informações militares sobre a situação militar e político-social através de relatórios de informações como os perintreps, supintreps e sitreps. Contém ainda a 3.ª repartição dedicada ao equipamento e o armamento e ao papel da NATO no rearmamento das Forças Armadas portuguesa. O Conselho Administrativo e o Serviço de Administração Financeira (SAF) encontram-se em tratamento, e contêm informação de carácter financeiro, processos relativos aos orçamentos privativos das Forças Armadas, com incidência nos ultramarinos, cuja preparação e execução eram coordenados pelo ministro da Defesa Nacional.
PT/ADN/CEMGFA - Gabinete do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (1960 - 1977)
Fundo composto por 2 secções arquivísticas: Gabinete e Processo de Descolonização de Timor. Contém 48 séries documentais, 116 unidades de instalação, 1101 processos e 28 áudios. Constituído por documentação relativa ao planeamento das Forças Armadas em geral e dos três ramos em particular; contactos com as forças de segurança incluindo a organização da defesa civil; planos operacionais e comando das forças em operações e relações a nível operacional com a NATO e seus comandos e com os diversos países da Europa, África e América.
PT/ADN/SIPFA – Serviço de Informação Pública das Forças Armadas (1958 - 1975)
Fundo constituído por 63 séries, com um total de 322 unidades de instalação e 1.829 processos. O SIPFA foi criada em 1961 com a missão de orientar e controlar a divulgação de notícias de natureza militar, com o objetivo de auxiliar a formação e manutenção da opinião pública de modo a facilitar o cumprimento das missões atribuídas às Forças Armadas e evitar a divulgação de notícias inconvenientes a nível psicológico e da segurança das operações militares no período de 1961 a 1974.
PT/ADN/EMGFA/5DIV – EMGFA 5.ª Divisão (1972 - 1978)
Fundo constituído por 21 séries documentais, num total de 62 unidades de instalação e 413 processos que abarcam os anos de 1974 e 1978. Criada em 1974, enquanto herdeira do SIPFA - Serviço de Informação Pública das Forças Armadas, sofreu diversas reestruturações até 1976, altura em que foi integrada como órgão do EMGFA. Da sua documentação realçam-se os processos da Comissão de Dinamização Cultural (CODICE) e das Comissões de Dinamização Regional (CODIRES) com particular destaque para a campanha Maio-Nordeste em Trás-os-Montes no pós 25 de Abril. Contém também diversa correspondência sobre assuntos para os quais se pedia a intervenção das Forças Armadas, nomeadamente informações militares, partidos e propaganda política, situação social, sindicalismo e relações laborais, ultramar e recortes de imprensa nacional e internacional. Esta secção foi totalmente digitalizada no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
PT/ADN/AV – Audiovisuais (col.) (1945 - 1999)
Esta coleção abarca o período de 1945 a 1999 e é composta por 3.154 conteúdos audiovisuais em suportes fílmicos (16mm) e magnéticos (BCNs, Umatic, Betacam e VHS) e que foram tratados e digitalizados no âmbito do Projeto ARQMEDIA da Defesa. Este acervo pertencente na sua maior parte aos fundos arquivísticos do Secretariado Geral da Defesa Nacional (SGDN) e da antiga Divisão de Informação e Relações Públicas do Estado-Maior General das Forças Armadas (DIRP/EMGFA), em especial os conteúdos da antiga EMGFA/TV. Herdada pela SGMDN foi integrado no ADN em 2021 é composto por conteúdos relativos ao ultramar, cerimónias militares, receções pelo ministro da Defesa Nacional e pelo CEMGFA de entidades nacionais e estrangeiras, visitas de diversas individualidades nacionais e estrangeiras, cerimónias de assinatura de contratos e protocolos, condecorações e tomadas de posse, exercícios militares, entre outros.
PT/ADN/FOTO – Fotografias (1944 – 1999) (em tratamento)
A coleção de Fotografia é constituída por 2.878 álbuns fotográficos com ca. de 144.000 fotografias em papel, negativos e diapositivos. Tratada no âmbito do projeto ARQMEDIA da Defesa, tem origem nas atividades do Secretariado Geral de Defesa Nacional (SGDN), da Divisão de Informação e Relações Públicas do Estado-Maior General das Forças Armadas (DIRP/EMGFA) e do Gabinete de Relações Públicas da Secretaria Geral do Ministério da Defesa Nacional (GCRP/SGMDN). Esta coleção é composta por fotografias do ultramar, comemorações, cerimónias militares, visitas e receções pelo ministro da Defesa Nacional e pelo CEMGFA de individualidades nacionais e estrangeiras, condecorações e tomadas de posse, celebração de protocolos e contratos e exercícios militares.