A segurança de Portugal não termina nas suas fronteiras. As Forças Armadas portuguesas têm hoje* mais de 1133 militares destacados um pouco por todo o mundo, empenhados em missões no âmbito da NATO, da União Europeia, das Nações Unidas e de acordos com outros países e instituições parceiras, com o objetivo de contribuir para a edificação da segurança e defesa, não só do seu território, como também dos seus aliados e parceiros.
Da América à Ásia, do Atlântico Norte a África, a presença do contingente militar português é fundamental para assegurar os compromissos assumidos por Portugal no âmbito da política externa e afirmar a capacidade do país como produtor de segurança.
Os militares portugueses colaboram diariamente com outros países na formação e na capacitação das suas forças armadas, apoiam outros militares na proteção da população civil, no restabelecimento da paz em cenários de instabilidade e participam em missões humanitárias e de apoio às populações, para que Portugal e o mundo sejam um lugar melhor e mais seguro.
Conheça as missões em que Portugal está atualmente* envolvido:
Enhanced Vigilance Activity
Missão: Participar em exercícios e atividades de treino com unidades congéneres, no sentido de, num contexto de aprofundamento dos laços da Aliança Atlântica face ao conflito no Leste da Europa, afirmar a coesão e determinação dos Aliados.
Localização: Roménia
Militares empenhados: 219
Meios: 46
NATO Assurance Measures
Missão: Missão integrada num conjunto de atividades militares, realizadas nos territórios da Europa Central e de Leste, com o intuito de reforçar a capacidade de dissuasão e resposta da Aliança face a potenciais ameaças.
Localização: Lituânia
Militares empenhados: 146
NATO Baltic Air Policing
Missão: Garantir a defesa do espaço aéreo da NATO nos Países Bálticos
Localização: Lituânia
Militares empenhados: 82
Meios: 4
Operação Sea Guardian
Missão: Efetuar atividades no âmbito das medidas de tranquilização dos aliados para dissuasão e defesa das fronteiras da Aliança.
Localização: Mediterrâneo
Militares empenhados: 33
Meios: 1 Aeronave
Standing NATO Maritime Group One (SNMG1)
Missão: Assegurar a dissuasão e capacidade naval permanente para conduzir operações navais em tempo de paz ou crise.
Localização: Mar do Norte
Militares empenhados: 41
Meios: 1
Tailored Forward Presence
Missão: Contribuir para a dissuasão e defesa da Aliança no seu flanco sudeste, mais diretamente em benefícios dos Estados-membros situados naquele espaço geográfico.
Localização: Roménia
Militares empenhados: 4
Very High-Readiness Joint Task Force Maritime (VJTF)
Missão: Assegurar uma capacidade de resposta militar rápida a uma crise emergente.
Localização: Mar do Norte/Mar Báltico
Militares empenhados: 168
Meios: 1 Fragata
European Union Naval Force Mediterranean - EUNAVFORMED (Operação IRINI)
Missão: Contribuir para o desmantelamento das redes de introdução clandestina de migrantes e tráfico de pessoas, para a implementação do embargo de armas e para a capacitação da Guarda Costeira Líbia.
Localização: Itália
Militares empenhados: 4
European Union Naval Force - EUNAVFOR (Operação ATALANTA)
Missão: Proteger o tráfego marítimo que atravessa o Golfo de Áden e a Bacia da Somália, prevenindo e detendo atos de pirataria. Missão integrada na Força Naval Europeia (EUNAVFOR).
Localização: Somália/Oceano Índico
Militares empenhados: 41
Meios envolvidos: 1
European Union Training Mission Mali
Missão: Formar e aconselhar as Forças Armadas do Mali, contribuindo para aumentar a sua capacidade de defesa do território e proteção da população.
Localização: Mali
Militares empenhados: 9
European Union Training Mission RCA
Missão: Contribuir para a reforma do setor da defesa na República Centro-Africana e para a modernização, a eficácia e a responsabilização democrática das Forças Armadas centro-africanas.
Localização: República Centro-Africana
Militares empenhados: 31
European Union Training Mission Somália
Missão: Contribuir para o treino e formação das Forças de Segurança da Somália.
Localização: Somália
Militares empenhados: 2
European Union Training Mission Moçambique
Missão: Apoiar as Forças Armadas Moçambicanas a dar uma resposta mais eficiente e eficaz à crise em Cabo Delgado, na observância das disposições legais, em matéria de Direitos Humanos e do Direito Internacional Humanitário.
Localização: Moçambique
Militares empenhados: 79
European Union Military Assistance Mission in support of Ukraine
Missão: A Missão de Assistência Militar da União Europeia de apoio à Ucrânia (EUMAM Ucrânia) destina-se a reforçar a capacidade das Forças Armadas ucranianas para defender a integridade territorial da Ucrânia dentro das suas fronteiras internacionalmente reconhecidas.
Localização: Alemanhã
Militares empenhados: 9
Operation Poseidon
Missão: Participação da Autoridade Marítima Nacional/Polícia Marítima na missão Poseidon, sob a égide da Agência FRONTEX, na ilha de Lesbos (Cidade de Molivos)
Localização: Grécia
Elementos empenhados: 15
Meios: 3
Operation Themis
Missão: Participação da Autoridade Marítima Nacional/Polícia Marítima na missão Themis, sob a égide da Agência FRONTEX, em Sant'Antioco (Sardenha).
Localização: Itália
Elementos empenhados: 7
Meios: 1
Operação Indalo - FRONTEX 223
Missão: Missão de patrulha e vigilância para reduzir e controlar o fluxo de migração irregular na área de operações e combater o crime internacional organizado que representa diversas ameaças às fronteiras externas da União Europeia, em apoio à Agência FRONTEX.
Localização: Espanha
Elementos empenhados: 17
Meios: 1
United Nations Verification Mission
Missão: Verificar o cessar das hostilidades entre o Governo e as FARC-EP e acompanhar a reintegração política, económica e social dos antigos elementos da guerrilha.
Localização: Colômbia
Militares empenhados: 2
United Nations Multidimensional Integrated Stabilization Mission in Mali (MINUSMA)
Missão: Apoiar o processo de transição, contribuindo para a estabilização do país.
Localização: Mali
Militares empenhados: 2
United Nations Multidimensional Integrated Stabilization Mission in the Central African Republic (MINUSCA)
Missão: Apoiar a comunidade internacional na reforma do setor de segurança do Estado, contribuindo para a segurança e estabilização do país.
Localização: República Centro-Africana
Militares empenhados: 225
Meios: 45
Fiscalização Conjunta e Capacitação Operacional e Marítima de S. Tomé e Príncipe
Missão: Capacitar a Guarda-costeira de S. Tomé e Príncipe, apoiando a fiscalização marítima conjunta e contribuindo para o reforço da segurança marítima.
Militares empenhados: 11
Meios: 1
Gallant Phoenix
Missão: Contribuir para a monitorização do fluxo de combatentes estrangeiros, ligados a organizações terroristas, para o Iraque e Síria.
Localização: Jordânia
Militares empenhados: 2
Cooperação no Domínio da Defesa - Angola
Missão: Apoio à capacitação e reorganização das estruturas de defesa do país.
Militares empenhados: 34
Cooperação no Domínio da Defesa - Cabo Verde
Missão: Apoio à capacitação e reorganização das estruturas de defesa do país.
Militares empenhados: 7
Cooperação no Domínio da Defesa - Guiné-Bissau
Missão: Apoio à capacitação e reorganização das estruturas de defesa do país.
Militares empenhados: 2
Cooperação no Domínio da Defesa - Moçambique
Missão: Apoio à capacitação e reorganização das estruturas de defesa do país.
Militares empenhados: 21
Cooperação no Domínio da Defesa - S. Tomé e Príncipe
Missão: Apoio à capacitação e reorganização das estruturas de defesa do país.
Militares empenhados: 7
Cooperação no Domínio da Defesa - Timor-Leste
Missão: Apoio à capacitação e reorganização das estruturas de defesa do país.
Militares empenhados: 16
Mar Aberto
Missão: Desenvolver ações de cooperação, de presença e diplomacia naval, da CPLP, e das presenças marítimas coordenadas, e contribuir para a segurança marítima numa área de operações situada no Atlântico Sul.
Militares empenhados: 6
Militares empenhados: 38
Meios: 1 Submarino
*atualização em 06/12/2023
Missões em números
Relatório do 3º Trimestre de 2023
No 3.º trimestre Portugal integrou 22 missões ativas, empenhando 871 efetivos em Forças e Elementos Nacionais Destacados(FND e END) e Autoridade Marítima-Polícia Marítima (AMN-PM), sendo que o decréscimo de empenhamento deve-se, essencialmente, ao facto de 11 missões/operações (com contingentes muito significativos) – tendo um carácter temporário, realizadas, sobretudo, no período da primavera/verão – terem já concluído os seus compromissos em 2023, designadamente (i)as Assurance Measures, Baltic Air Policing e Standing NATO Maritime Group; e (ii) as Mar Aberto 23.1 e 23.2. Acrescem ainda outros fatores circunstanciais que contribuíram para uma ligeira redução dos efetivos projetados, como sejam: (i) a substituição do NRP Zaire pelo NRP Centauro, este último com uma guarnição mais reduzida, na Missão de Fiscalização e Capacitação Marítima em STP; ou (ii) o encerramento da MINUSMA, no Mali.
Consulte o documento aqui.
Relatório do 2º Semestre de 2022
Ao longo do 2º semestre de 2022, Portugal participou com 1596 elementos em missões internacionais, distribuídos de acordo com os respetivos âmbitos de projeção e atuação, designadamente, Forças e Elementos Nacionais Destacados (FND e END), Cooperação no Domínio da Defesa (CDD) e Autoridade Marítima-Polícia Marítima (AMN-PM), empenhados no quadro da UE-FRONTEX.
No relatório agora disponível, conheça com maior detalhe o envolvimento de militares portugueses no exterior, nas diversas dimensões, no apoio às políticas externa e de defesa nacional, e como este reflete de forma expressiva a abordagem 360º e o empenho nacional no cumprimento dos compromissos internacionais assumidos pelo Estado.
Aceda ao documento
aqui.
Relatório Anual - 2022
O Relatório, agora disponível, apresenta uma síntese do envolvimento de militares portugueses no exterior, ao longo de 2022, nas diversas dimensões da ação externa da Defesa Nacional, com o propósito de a enquadrar e documentar numa perspetiva abrangente e integradora, contribuindo para uma melhor perceção do esforço desta área governativa.
Este envolvimento reflete-se na participação em missões internacionais com FND e END, nas missões internacionais FRONTEX, na CDD, na representação externa da Defesa Nacional através da presença de Adidos de Defesa (AD), através do Programa SWAIMS, e ainda através de projetos e iniciativas promovidos pelo Atlantic Centre – Centro do Atlântico.
Consulte o documento aqui.