O Cyber Coalition é o exercício bandeira da NATO, no domínio operacional do ciberespaço, cujo objetivo principal é o de fortalecer a capacidade da Aliança para dissuadir, defender e contrariar ameaças no, e através do, ciberespaço.
Através deste exercício, focado no treino coletivo, e em que participam instituições militares e civis, é treinada a coordenação e a colaboração entre instituições, nações aliadas e parceiros.
Durante a realização do Cyber Coalition são praticados e melhorados procedimentos, táticas e técnicas e extraídas boas práticas nos domínios da partilha de informação, do conhecimento situacional, das informações no ciberespaço e da gestão de incidentes neste contexto.
Portugal participa neste exercício, desde 2015, através de uma capacidade conjunta, liderada inicialmente pelo Centro de Ciberdefesa e atualmente pelo Comando das Operações de Ciberdefesa (COCiber), que depende do Estado-Maior-General das Forças Armadas.
O Exercício conta ainda com a participação regular do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), enquanto parceiro privilegiado, a quem cabe a responsabilidade por garantir que o nosso país usa o ciberespaço de forma livre, confiável e segura.