Ir para o conteúdo principal

​O exercício NATO Coalition Warrior Interoperability eXploration, eXperimentation, eXamination eXercise (CWIX) é o maior exercício de interoperabilidade da NATO cujo objetivo é apoiar a melhoria contínua da interoperabilidade.

A interoperabilidade, que se refere à capacidade de agir em conjunto, de forma coerente, eficaz e eficiente para alcançar os objetivos dos Aliados, é a base de todas as missões da NATO e a principal ambição do CWIX.

Neste exercício, que depende bastante da componente técnica, são colocadas em prática várias capacidades militares interligadas, em ambientes federados.

Testadas as tecnologias emergentes e identificadas as deficiências, são integradas soluções de ponta capazes de assegurar aos Aliados e às nações parceiras a confiança na melhoria das suas capacidades futuras.

Entre 2018 e 2021, altura em que Portugal liderou a Cyber Focus Area, foram realizados testes de interoperabilidade, e exploradas e experimentadas diversas soluções em ciberdefesa, muitas vezes consideradas vanguardistas e inovadoras. Deste trabalho resultou um aumento da confiança por parte da NATO na utilização de tecnologias disruptivas e emergentes, no que se refere a operações militares conjuntas e combinadas, no e através do, ciberespaço. ​

Partilhar
Conteúdo