Ir para o conteúdo principal

​​​​​​​​​​

NORMAS PARA A ACEITAÇÃO DE TEXTOS


A Revista Portuguesa de História Militar é a publicação eletrónica da Comissão Portuguesa de História Militar, em regime de acesso livre,  de periodicidade semestral com publicação em junho e dezembro de cada ano, destinada à divulgação de artigos de História Militar e temas correlacionados, produzidos por pesquisadores portugueses ou estrangeiros.

Os artigos submetidos para publicação têm de ser originais, comprometendo-se os seus autores a não os candidatarem em simultâneo a qualquer outra publicação. A Revista é detentora dos direitos de autor sobre o conjunto da publicação. Todavia, cada autor possuí o copyright do seu próprio texto, comprometendo-se a autorizar a difusão do mesmo através de redes de indexação de revistas científicas. No caso de republicação posterior é exigível a referência à Revista Portuguesa de História Militar.

Os textos deverão ser entregues preferentemente em português, podendo ser aceites igualmente em inglês, devendo os autores enviar os seus trabalhos em formato MSWORD para o endereço eletrónico cphm.revistaphm@defesa.pt.


Uma vez retirado o nome do(s) autore(s), os textos serão convertidos e disponibilizados em PDF ao Conselho Editorial para análise preliminar deste, tendo o mesmo conselho Editorial como critérios de aceitação para avaliação o cumprimento integral das seguintes Normas Editoriais: pertença explícita ao campo da publicação; apresentação de estrutura e conteúdo próprios de artigo científico.

Verificado o cumprimento de tais requisitos o Conselho enviará o(s) artigo(s) para serem submetidos a um processo de arbitragem científica por pares (peer-review), especialistas na área respetiva, indicados pela Direção Editorial, através de avaliação anónima (blind referee). O(s) artigo(s) será(ão) avaliado(s) por, pelo menos, dois especialistas, membros do Conselho Editorial ou avaliadores externos ad-hoc selecionados para o efeito. Será sempre mantido em sigilo o nome dos árbitros responsáveis por cada parecer.

Cada árbitro poderá aprovar ou rejeitar o artigo que lhe seja encaminhado para apreciação, sendo a sua decisão soberana e irrecorrível. No caso de rejeição a mesma deverá ser alvo de justificação. Se houver contradição entre os pareceres dos dois árbitros, um terceiro árbitro será convidado a pronunciar-se. Os árbitros poderão fazer observações e sugestões de correção destinados a serem enviados aos autores dos artigos, para que possam ser alterados e novamente apreciados.

Em nenhuma situação a Revista, por meio dos seus editores ou árbitros, fará quaisquer alterações ao conteúdo dos artigos aprovados ou rejeitados para publicação. Podendo este processo ser normalmente moroso, a Direção da Revista estipula uma data de envio dos originais, que deve ser cumprida.

Os autores cujos trabalhos sejam selecionados deverão assinar um termo autorizando a sua publicação, assumindo inteira responsabilidade sobre a sua autoria e conteúdo, devendo encaminhar cópia impressa do texto à redação da Revista.

Textos que incluam figuras, tabelas ou transcrições de textos que não sejam de elaboração própria, devem estar devidamente referenciados nos moldes previstos na Norma Portuguesa 405 (NP-405).

Em caso de plágio comprovado, o artigo será imediatamente excluído. A revista reserva o direito de excluir qualquer texto sem prévio aviso ao autor.

Os autores não auferirão qualquer tipo de pagamento ou ressarcimento pela produção e consequente publicação do seu trabalho. Igualmente a Revista não cobra quaisquer taxas, o que incluí não cobrar pelo processo, publicação ou acesso aos artigos.

 

ORGANIZAÇÃO TEXTUAL

Os artigos deverão atender as práticas académicas de citação e referências. Os referentes a tema de Dossier deverão ter entre 15 e 25 páginas, enquanto os artigos mais genéricos terão um máximo de 10 páginas (incluindo notas, bibliografia e quadros). Os textos com tamanho superior serão objeto de análise individual prévia à sua aceitação para publicação.

  • Tamanho da página: Largura 174mm; altura 240mm;
  • Margens: 25mm em todas as dimensões;
  • Fonte: Times New Roman, tamanho 12;
  • Alinhamento do texto: justificado;
  • Espaçamento entre linhas e parágrafos: 1,5;
  • Estrutura: Os textos enviados para publicação devem ter, desejavelmente, uma estrutura formal que contemple a existência de: resumo, introdução, desenvolvimento (revisão da literatura, materiais e métodos, etc.), conclusão e bibliografia.
  • Título: Em português, centrado, a negrito e letras maiúsculas. O título não deverá ter mais de 10 palavras. (Enviar também um título breve para cabeçalho/rodapé);
  • Autor: Nome completo; filiação institucional, quando aplicável; notas curriculares (máximo 80 palavras em nota de pé de página); fotografia tipo passe;
  • Resumo: Em português e em inglês, não excedendo 200 palavras, e indicação de 3 a 5 palavras-chave;
  • Numeração das partes: O resumo, a introdução, conclusão, bibliografia e anexos não devem ser ante numerados. As partes do desenvolvimento serão numeradas de forma sequencial podendo ser criados subpontos de primeiro nível (ex.: 1, 1.1.; 1.2.);
  • Utilização de notas de pé de página: Em detrimento de notas finais, fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples;
  • Figuras: Designação aplicável a gráficos, diagramas, ilustrações, devem ser enviadas separadas do texto, formato TIFF ou JPEG de alta qualidade, assinaladas no texto em numeração árabe e acompanhadas de uma legenda em texto;
  • Tabelas: Devem ser assinaladas no texto em numeração romana e devem apresentar um título sucinto, mas informativo, e a explicação das abreviaturas utilizadas (Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples);
  • Citações ou transcrições de documentos: Textos até três linhas devem constar no corpo do texto, entre aspas. Textos com mais de três linhas deve aparecer destacado do corpo do texto, em tamanho 10 e com recuo de 1 cm à esquerda, sem aspas e a espaço simples.
  • Referências bibliográficas: As referências no texto devem seguir as Normas Portuguesas¹ (ISO 690) NP 405-1 (Descrição das referências bibliográficas para material livro por tipo ou parte de documento), NP 405-2 (Descrição e especificação das referências bibliográficas para materiais não livro), NP 405-3 (Descrição e especificação das referências bibliográficas para documentos não publicados) e NP 405- 4 (Descrição e especificação das referências bibliográficas para documentos eletrónicos) conforme os exemplos que se apresentam:

Livros

APELIDO, Primeiros nomes – Título. Edição. Local de publicação: Editora, Ano de publicação. ISBN

(Mais de três autores – Dá-se apenas o nome do 1º autor mencionado seguido de [et al.]). Exemplo:

ALMEIDA, António de Jesus – Da Estratégia Aérea. Uma Abordagem Informal. 1ª Edição. Lisboa: Princípia Editora, Lda, 2013. ISBN 978-989-8219-42-8

Capítulo em livro

APELIDO, Primeiros nomes – Título do volume ou parte. In Título da monografia. Edição. Local de publicação: Editora, Ano de publicação. ISBN. Localização na monografia (capitulo, páginas, …).

Exemplo:

OLIVEIRA, Manuel Mendes de – A Queda da Praça de Olivença em 20 de Maio de 1801. In Preito de Reconhecimento. Coletânea de Estudos em Homenagem ao Senhor Coronel Carlos da Costa Gomes Bessa no seu 80º Aniversário. 1ª Edição. Lisboa: Academia Portuguesa da História e Comissão Portuguesa de História Militar, 2002. ISBN 972-624-141-3. p. 191 - 206.

Artigo de publicações em série

APELIDO, Primeiros nomes – Título do artigo. Título da publicação em série. Local de publicação. ISSN. Volume, Número (Ano de publicação), Localização na publicação (capitulo, páginas, …).

Exemplo:

MATA, Lourdes – Literacia: o papel da família na sua apreensão. Análise psicológica. Lisboa. ISSN 0870-8231. S. 17, nº 1 (Jan.-Mar. 1999), p. 65-77.

Teses e dissertações

APELIDO, Primeiros nomes – Título da tese ou dissertação: complemento de título. Local de publicação: Editora, Ano de publicação. Notas suplementares (dissertação de mestrado, tese de doutoramento; …).

Exemplo:

CARDOSO, Ana Josefa Gomes – As interferências linguísticas do caboverdiano no processo de aprendizagem do português. Lisboa: [s.n.], 2005. 166 f. Tese de mestrado.

Atas de Congressos e Colóquios

A ordem e os elementos da referência bibliográfica são os mesmos dos livros ou monografias.

Exemplo:

COLÓQUIO DE HISTÓRIA MILITAR, XXIII, Lisboa, 2014 - Portugal, 1914-1916. Da Paz à Guerra: Actas. Lisboa: Comissão Portuguesa de História Militar, 2015. ISBN 978-989-8593-06-1.

 

  • Grafias: São admitidas as diferentes grafias consagradas para a língua portuguesa devendo cada autor mencionar qual a opção quanto ao Acordo Ortográfico empregue.
  • Ética e Direitos de Autor: Os autores dos textos submetidos para publicação são responsáveis pela obtenção das permissões de reprodução de materiais previamente protegidos com direitos de autor. De igual modo se comprometem a submeter para apreciação e possível publicação documentos originais, com fontes terceiras devidamente creditadas ou referenciadas.​


¹ Os textos remetidos em língua inglesa, para os autores não familiarizados com a Norma Portuguesa, podem utilizar a Norma APA (American Psychological Association).

 

​​​​​​

Partilhar
Conteúdo