O Exército, de 27 a 31 de janeiro, realizou o Exercício "Kandahar 201", nas instalações da Escola das Armas, em Mafra, que pretende treinar, avaliar e validar a 5.ª Força Nacional Destacada (5FND), para o desempenho das tarefas que lhe irão ser confiadas no Teatro de Operações (TO) do Afeganistão (AFG), no âmbito da Resolute Support Mission.
O Regimento de Infantaria N.º 13 constituiu-se como a Unidade Mobilizadora da 5FND/AFG, que é constituída pela Força de Reação Rápida (Quick Reation Force - QRF) com 154 militares e por um Elemento de Apoio Nacional (National Support Element - NSE) composto por 16 militares.
Este exercício contou com o apoio das infraestruturas da EA, nomeadamente da Shooting Room de calibre reduzido, do Centro de Formação e Treino em Áreas Urbanas, da Sala de Simulação Laser Shot e da Carreira de Tiro de 100 m, as quais permitiram praticar e validar as táticas, técnicas e procedimentos de Combate em Áreas Urbanas, com a integração das Viaturas Blindadas de Rodas PANDUR II 8x8, bem como da execução das tabelas de Tiro de Combate Reativo.
Além do treino operacional foram também ministradas palestras no sentido de dotar todos os militares de conhecimentos sobre o TO onde irão atuar.
A fase de aprontamento desta Unidade teve início em novembro de 2019, estando prevista a sua projeção para o TO, em maio de 2020, onde o emprego operacional decorrerá previsivelmente até novembro de 2020.