Ir para o conteúdo principal
Dia do Regimento de Infantaria N.º 10 integrou a entrega do Estandarte Nacional à Força Destacada para a República Centro-Africana
A cerimónia decorreu no exterior da Unidade, em São Jacinto, na presença de familiares, de amigos e da população local

​​​Enquadrada nas celebrações do 102.º Aniversário da presença do Regimento de Infantaria N.º 10 (RI10) na Península de São Jacinto, decorreu hoje, no exterior da Unidade e junto à marginal, a cerimónia de entrega do Estandarte Nacional (EN) à 7.ª Força Nacional Destacada (7FND) para o Teatro de Operações (TO) da República Centro-Africana, no âmbito da missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA).

A cerimónia militar de entrega do EN foi presidida pelo Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército, Tenente-General Guerra Pereira, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Engenheiro José Esteves, entre outras entidades militares e civis, bem como dos familiares e amigos dos militares da 7FND que se quiseram associar ao evento.

A 7FND, comandada pelo Tenente-Coronel Capinha Henriques, é constituída por 180 militares, dos quais 8 femininos e 3 elementos de uma Equipa de Controlo Aéreo Tático da Força Aérea Portuguesa, sendo que na sua maioria pertencem ao 2.º Batalhão de Infantaria Paraquedista.

O Comandante do RI10, Coronel Joaquim Monteiro, na sua intervenção, recordou as atividades desenvolvidas no decorrer do ano transato, em especial os vários projetos realizados em conjunto com o município. Mostrou confiança nos militares e civis que prestam serviço no Regimento, salientando a “elevada competência" e a “total entrega ao cumprimento da missão" de todos. Dirigindo-se aos militares da 7FND fez votos de boa sorte e terminou evocando o lema dos paraquedistas portugueses: “Que nunca por vencidos se conheçam".

O Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército, no seu discurso, evocou o dia festivo do RI10, uma Unidade “prestigiada e singular no sistema de Forças do Exército", destacando em especial a sua qualidade enquanto Unidade Mobilizadora. Dirigindo-se aos militares da 7FND, expressou total confiança nas capacidades técnicas e táticas dos militares, que passaram por um aprontamento exigente e motivador, que integrou a incorporação do novo armamento do Exército, designadamente a pistola Glock e espingarda automática SCAR, e das novas viaturas táticas blindadas ligeiras, as URO VAMTAC ST5.

O Tenente-General Guerra Pereira dirigiu-se aos familiares e amigos da 7FND, reconhecendo o papel determinante que lhes cabe na estabilidade emocional de cada militar, assegurando igualmente que tudo será feito pelo Exército e pela Força Aérea para que sejam proporcionadas as mais adequadas condições de bem-estar à Força.

O momento mais significativo e marcante da cerimónia foi a Entrega do EN ao Comandante da Força pelo Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército. O programa da cerimónia terminou com uma demonstração protagonizada pelos militares Paraquedistas.

Partilhar
Conteúdo