A Comissão Portuguesa de História Militar e o Instituto de História Contemporânea organizaram nos dias 8 e 9 de setembro, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, o workshop “Contested Imperial Endings" (Fins Imperiais Contestados), desenvolvido no âmbito do projeto DecTiL “Auditing Decolonization in Timor-Leste, 1974-82: the Riscado Report".
O evento teve a participação de vários investigadores, nacionais e estrangeiros, que assistiram à apresentação do projeto de investigação, ainda em curso, que analisa as reações metropolitanas à conduta das Forças Armadas Portuguesas em Timor-Leste em 1975.
A ocasião serviu ainda para refletir e comparar experiências vividas noutros países, nomeadamente aquando da perda de territórios coloniais, em que acusações de sabotagem, abandono, negligência, irresponsabilidade ou mesmo traição e o sentimento de abandono estiveram presentes.
De referir, ainda, que o citado projeto tem desenvolvido os seus trabalhos no Arquivo da Defesa Nacional e na Biblioteca do Exército, onde inventariou e analisa diversas fontes documentais fundamentais para a compreensão do controverso processo de independência de Timor-Leste.