A Comissão Portuguesa de História Militar (CPHM) participou no 50º Congresso da Comissão
Internacional de História Militar (CIHM), subordinado ao tema “Rébellions et Souveraineté à L`époque contemporaine - 1800 à nos jours", que teve lugar no Senegal, entre os dias 1 e 6 de setembro.
Participaram 123 congressistas, oriundos de 27 países, com 51 comunicações distribuídas por 14 painéis.
A delegação portuguesa foi constituída pelo Presidente da CPHM, Major-General João Vieira Borges, o Secretário-Geral da CPHM, Coronel Borges da Fonseca (também representante de Portugal no comité de arquivos) e por dois conferencistas, membros do Conselho Científico da CPHM, o Doutor Jorge Silva Rocha e o Doutor Humberto Nuno de Oliveira.
Para além da participação em dois painéis, Portugal esteve presente na reunião dos três comités (educação, bibliografia e arquivos) e na entrega oficial das atas relativas ao 49º Congresso que teve lugar em Lisboa em 2024.
Entretanto, tiveram lugar eleições para os cargos dirigentes, tendo sido eleito como novo presidente da CIHM o Professor Doutor Harold Raugh (EUA).
O Major-General João Vieira Borges foi eleito membro do Full Board e o Doutor Jorge Silva Rocha para o comité de auditoria.
A 3 de outubro terá lugar a eleição do Vice-Presidente em reunião do Full Board.
A comissão Senegalesa teve sucesso na organização do 50º Congresso, não só na parte académica, como na social e cultural.
Por outro lado, os objetivos propostos inicialmente pela delegação portuguesa foram plenamente atingidos.
O próximo Congresso terá lugar entre 22 a 30 de agosto de 2026, na Foz do Iguaçu (Brasil), sobre o tema “Fronteiras: Integração e Harmonia versus Separação e Conflito".
Veja a galeria de imagens do evento na plataforma on-line