Ir para o conteúdo principal
Os investigadores participaram no IV Seminário do Centro do Atlântico, que decorreu entre os dias 17 e 21 de outubro, e apresentaram, no Instituto da Defesa Nacional, os projetos que desenvolverão durante o ano de 2023.

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasAndreas Østhagen e Murilo Gomes da Costa vencem a 2ª edição do FLAD Atlantic Security Award

02 de novembro de 2022 - Fonte: Atlantic Centre

Os projetos dos investigadores Andreas Østhagen e Murilo Gomes da Costa, sobre a cooperação securitária entre o Ártico e o Atlântico Norte e a cooperação em defesa no Atlântico Sul, respetivamente, foram os vencedores da segunda edição do FLAD Atlantic Security Award, num total de seis trabalhos a concurso.

Os investigadores participaram no IV Seminário do Centro do Atlântico, que decorreu entre os dias 17 e 21 de outubro, e apresentaram, no Instituto da Defesa Nacional, os projetos que desenvolverão durante o ano de 2023.

Linking security debates in the Arctic and North Atlantic" é o título do projeto de Andreas Østhagen, que aborda a questão da governação de segurança entre os oceanos Ártico e Atlântico, com foco na dimensão geopolítica e securitária. O projeto de grande rigor científico, revela o júri, poderá contribuir para a criação de redes que suportam uma visão de segurança "whole-of-Atlantic" e estimular o debate sobre como entender os desenvolvimentos de segurança no Ártico e no Atlântico Norte.

O segundo projeto vencedor, com o título “O Potencial da Cooperação em Defesa no Atlântico Sul: Análise comparada das iniciativas de cooperação oferecidas pelas potências extrarregionais europeias e pelo Brasil", foca a atenção em matéria de defesa na América Latina, mas também no continente africano, no contexto do desenvolvimento de uma ligação entre o Atlântico Sul e o Atlântico Norte. Pela sua originalidade, o júri acredita que este projeto poderá contribuir para o avanço de conhecimento acerca de cooperação em matéria de defesa no Atlântico.

O FLAD Atlantic Security Award, estabelecido pelo Centro do Atlântico, em parceria com a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e o Instituto do Defesa Nacional, reconhece anualmente dois projetos de investigação que contribuam para o conhecimento sobre segurança e defesa na região atlântica, atribuindo um financiamento de 20 mil euros a cada um.​

Partilhar
Conteúdo