Ir para o conteúdo principal

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasReceção aos alunos bolseiros dos PALOP e de Timor-Leste

24 de fevereiro de 2023 - Fonte: DGPDN

​A cerimónia de receção aos alunos bolseiros dos Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste, decorreu no dia 24 de fevereiro, no Forte de São Julião da Barra, em Oeiras, presidida pelo Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marco Capitão Ferreira.

Dando as boas-vindas aos alunos que se encontram em Portugal, Marco Capitão Ferreira, destacou a importância da formação ministrada no país e o seu contributo para o fortalecimento de relações com os países parceiros, nomeadamente no Domínio da Defesa.

“O trabalho conjunto desenvolvido, que permitiu o início de um novo ciclo na Cooperação no Domínio da Defesa (CDD) (…) permitiu o reforço dessa cooperação, procurando ampliar o nível de ambição político e estratégico do diálogo que poderemos ter", disse.

Para o Secretário de Estado, a formação de longa duração ministrada aos militares dos países parceiros assume uma importante dimensão estratégica para a capacitação institucional e para o relacionamento externo no âmbito da Defesa. Neste quadro, Portugal compromete-se com a preparação dos seus futuros líderes e dos militares de Quadros Intermédios através de formação técnico-militar e de ciclos de estudo conducentes a graus académicos superiores.

“O empenho de Portugal na valorização do capital humano dos nossos parceiros, (…) pretende também contribuir para a modernização e transformação das suas Forças Armadas, enquanto produtoras de Segurança e defensoras das instituições democráticas e vetores de desenvolvimento de coesão", assentiu.

No final da sua intervenção, desejando os maiores sucessos às dezenas de alunos presentes, o Secretário de Estado da Defesa Nacional defendeu ainda que esta cooperação, à semelhança da CPLP, constitui-se como “uma plataforma privilegiada para a partilha de conhecimentos e experiências, promovendo uma política comum de cooperação de Defesa e Militar", rematou.

O evento contou ainda com a presença do Embaixador de Angola, Carlos Alberto Fonseca, e a Embaixadora de Timor – Leste, Isabel Amaral Guterres, bem como representantes das diversas instituições de Ensino Militar.

A formação de longa duração ministrada aos militares das Forças Armadas dos PALOP e Timor-Leste, em Portugal, desenvolve-se em dois programas: o Programa de Ensino Militar em Portugal e o Programa de Formação em Portugal.

Os cursos ministrados através do Programa de Ensino Militar em Portugal decorrem no Instituto Universitário Militar, no Instituto de Defesa Nacional, na Academia Militar, na Escola Naval e na Academia da Força Aérea e visam preparar e qualificar quadros intermédios e superiores das Formas Armadas dos países parceiros, capacitando-os para poderem desempenhar funções de direção, chefia, coordenação e orientação.

Os cursos ministrados através do Programa de Formação em Portugal compreendem a formação de quadros na capacidade sobrante das Unidades, Estabelecimentos e Órgãos dos Ramos das Forças Armadas portuguesas, proporcionando capacitação de índole técnico-militar.

Entre 2014 e 2022, Portugal já ministrou formação a mais de 3000 militares, ao abrigo dos programas-quadro no âmbito da CDD.  


​​



Partilhar
Conteúdo