Ir para o conteúdo principal
Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasMinistério da Defesa Nacional dinamiza sessão sobre Igualdade, Mulheres, Paz e Segurança

28 de abril de 2023 - Fonte: SGMDN

O Ministério da Defesa Nacional organizou hoje, em Lisboa, uma sessão de sensibilização para a Igualdade, Mulheres, Paz e Segurança, no âmbito do Plano Setorial de Defesa Nacional para a Igualdade.

A sessão contou com a presença da Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, da responsável do Gabinete da Igualdade da Defesa Nacional, Tenente-Coronel Diana Morais, e da Professora Sénior de Política Internacional da Universidade de Newcastle, Katharine Wright, que apresentou uma investigação sobre a “Inclusão de Género na Paz e na Segurança".

No âmbito desta sessão, a Ministra da Defesa Nacional salientou a necessidade de se continuar a trabalhar com o objetivo de afirmar a Defesa como uma “instituição líder e de referência em matéria de igualdade entre homens e mulheres e de não discriminação".

Helena Carreiras referiu também que a liderança tem um papel muito importante neste âmbito, explicando que “é fundamental perceber-se que a mudança é necessária e deve começar pelos líderes".

A sessão terminou com um debate, no qual os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar as matérias apresentadas na sessão, esclarecendo algumas dúvidas e dirigindo algumas questões sobre as realidades que enfrentam no seu dia a dia.

O Plano Setorial de Defesa Nacional para a Igualdade (2022-2025) foi lançado em setembro de 2022, contempla 47 medidas e tem como mote “Colocar as pessoas primeiro". ​


​ ​


Partilhar
Conteúdo