Com o apoio da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional, uma equipa da Unidade de Implementação do Camões realizou, durante três dias, a avaliação das necessidades de formação da Marinha da Gâmbia, em Banjul.
Este levantamento contou com a participação do Comandante Rui Ferreira e do Primeiro-sargento Fuzileiro José Brito e decorreu em coordenação com a Marinha daquele país africano, entre 06 e 08 de março, o que permitiu melhorar o conhecimento sobre a realidade local.
Neste sentido, durante este período foram realizadas visitas às instalações da Marinha da Gâmbia e da Autoridade Marítima da Gâmbia, tendo sido feita uma avaliação sobre as capacidades de operação e treino dos seus militares, realizadas várias atividades e entrevistados diversos responsáveis da Marinha Gambiana, o que se revelou da maior importância para definir futuras ações de formação naquele país, no âmbito do Programa SWAIMS.
O SWAIMS (Support to West Africa Integrated Maritime Security) é um Programa da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, financiado pela União Europeia, cuja componente é gerida e cofinanciada pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. O Programa é ainda cofinanciada pelo Ministério da Defesa Nacional, através da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional e da Marinha e dispõe de um orçamento de 12,5 milhões euros.
