Ir para o conteúdo principal

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasFragata Corte-Real de regresso após quatro meses em missão da NATO

15 de setembro de 2022 - Fonte: Marinha

A Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, presidiu esta quarta-feira à cerimónia de receção da Fragata Corte-Real, que regressou à Base Naval de Lisboa após quatro meses numa missão da NATO no Mar do Norte e no Mar Báltico – a “Standing NATO Maritime Group 1 (SNMG1)". 

A nona participação desta fragata, que teve início a 25 de maio 2022, foi comandada pelo capitão-de-fragata Amaral Henriques e contou com uma guarnição de 176 militares, incluindo duas equipas de segurança e uma equipa de mergulhadores-sapadores, que agora retornam a casa. 

À chegada da força, Helena Carreiras destacou a importância da missão, considerando-a de “grande exigência e de extrema atualidade" e agradeceu o contributo dos militares que a desempenharam, sublinhando que é “cada vez mais necessário enquanto medida ativa de dissuasão" perante a complexidade do cenário europeu atual. 

A ministra continuou referindo que a participação da fragata permitiu a Portugal “reafirmar-se como um aliado capaz, confiável e competente, contribuindo para uma resposta coletiva e eficaz às exigências do quadro estratégico atual, e assegurando que a segurança marítima permanece uma prioridade elevada da Aliança e dos parceiros europeus e norte-americanos".

​Dirigindo-se aos militares ali presentes, Helena Carreiras assegurou que “a herança nobre da Marinha Portuguesa foi honrada com mais esta interação com os nossos Aliados". “Esse prestígio deve-se, de forma incontornável, à qualidade dos nossos militares, ao seu profissionalismo, à sua dedicação, à destreza com os equipamentos e à competência que demonstram a cada novo desafio", disse. 

A governante terminou destacando a capacidade da Marinha no cumprimento de operações complexas, face às múltiplas adversidades, afirmando, ainda, que o exemplo de superação e brio do ramo servirá para entusiasmar outros a seguir uma carreira profissional na Marinha e nas Forças Armadas. 

A participação da fragata Corte-Real nesta Força Naval Permanente da Aliança Atlântica enquadra-se no âmbito do empenhamento das Forças Armadas no domínio internacional, em apoio à ação externa do Estado no setor da Defesa, tendo em vista uma cooperação estruturada com organizações internacionais, nomeadamente, através do emprego de Forças Nacionais Destacadas em ações de segurança cooperativa ou coletiva. 

A SNMG1 destina-se a contribuir, em permanência, para a segurança da Aliança Atlântica, apoiando o seu esforço contínuo de dissuasão e de defesa coletiva.​​


Galeria de Imagens


Partilhar
Conteúdo