Ir para o conteúdo principal
Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasCentro do Atlântico é um dos parceiros na organização do Colóquio Internacional “Asas do Atlântico – Os Açores e os Desafios do Ocidente”

12 de setembro de 2022 - Fonte: Atlantic Centre

​Decorreu, de 8 a 10 de setembro, o Colóquio Internacional “Asas do Atlântico – Os Açores e os Desafios do Ocidente", promovido pela Associação LPAZ, em parceria com o Centro do Atlântico, o Centro de Estudos Internacionais do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa (CEI-Iscte), o Centro de Estudos Humanísticos da Universidade dos Açores (CEHu), o CEIS20 - Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra, e a Transatlantic Studies Association.

A conferência internacional contou com mais de uma dezena de oradores e realizou-se na Ilha de Santa Maria, nos Açores, tendo como foco os desafios e oportunidades que se colocam nos oceanos, na aviação, nas relações transatlânticas e no Novo Espaço.

No dia 9 de setembro, o evento contou com a intervenção da coordenadora do Centro do Atlântico, Licínia Simão, que abordou o tema dos Desafios do Novo Espaço. Na sua intervenção, a Coordenadora sublinhou a importância do Espaço para o conhecimento situacional no Atlântico e para o apoio às respostas humanitárias e ações de busca e salvamento, entre outras dimensões da segurança atlântica.

O colóquio incluiu ainda um roteiro estratégico da ilha de Santa Maria, com visitas à Estação da Agência Espacial Europeia no Teleporto de Santa Maria, à Estação Geodésica e Espacial de Santa Maria e ao Centro de Controlo Oceânico de Santa Maria, entre outros pontos de interesse.

Partilhar
Conteúdo