Ir para o conteúdo principal

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasConselho de Minerva galardoa a Comissão Portuguesa de História Militar

29 de setembro de 2022 - Fonte: História Militar

​No dia 27 de setembro, o Conselho de Minerva, representado pelo Presidente da sua Diretoria, Professor Doutor Sebastião Amoêdo de Barros, galardoou a Comissão Portuguesa de História Militar com o Colar do Mérito Pedro, O Libertador.​

Esta distinção é atribuída a brasileiros e estrangeiros, civis ou militares, pessoas físicas ou jurídicas, que se destaquem, no Brasil ou noutros países, pelo seu trabalho em prol da educação, do bem-estar coletivo e da fraternidade entre os povos, e recebeu esta denominação para evocar a incansável dedicação de D. Pedro, primeiro imperador do Brasil e quarto rei de Portugal, quando agora se comemoram os 200 anos da independência do Brasil, os 190 anos do desembarque no Mindelo e os 188 anos da Convenção de Évora Monte.

A Comissão Portuguesa de História Militar foi galardoada (com o número de registo 049), no âmbito do empenho de D. Pedro “na defesa da destinação e da unicidade do Brasil, e da sua abnegação a favor da liberdade constitucional de Portugal", pelo “testemunho de sua existência dedicada ao seu País, ao bem-estar dos seus concidadãos e da fraternidade dos povos".

O Conselho de Minerva é uma instituição fundada, em 1999, por dirigentes da Associação de Antigos Alunos da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o propósito de agregar em rede esses antigos alunos, para defender a causa da educação, o nome e as tradições históricas da UFRJ.

Partilhar
Conteúdo