No dia 23 de agosto de 2022, foi assinado o Memorando de Entendimento entre o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e o Governo da República Federal da Nigéria, no âmbito da implementação do programa Support to West Africa Integrated Maritime Security (SWAIMS).
O SWAIMS é um programa da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), cofinanciado pela União Europeia (10 milhões de Euros) e pela Cooperação Portuguesa (2,4 milhões de Euros), contribuindo o Ministério da Defesa Nacional com 2,1 milhões de euros (Marinha Portuguesa com 1,8 milhões de Euros e a DGPDN com 0,3 milhões de Euros). O seu propósito é responder à necessidade de as forças navais dos países costeiros da CEDEAO reunirem as condições necessárias para o destacamento de forças de imposição da lei capazes de intervir no mar, em tempo útil e de forma a reagir eficazmente a incidentes de crimes e ilícitos marítimos.
A assinatura deste Memorando de Entendimento, efetivada entre o Presidente do Camões, I.P., Embaixador João Ribeiro de Almeida, e o Ministro de Estado dos Negócios Estrangeiros da República Federal da Nigéria, Embaixador Zubairu Dada, visa estabelecer as responsabilidades dos parceiros na entrega e utilização de duas embarcações semirrigidas e equipamento forense, bem como a formação de formadores e o apoio à formação das guarnições que será assegurada pela Marinha Portuguesa.

