Ir para o conteúdo principal
No dia 23 de agosto de 2022, no âmbito da implementação do programa Support to West Africa Integrated Maritime Security (SWAIMS)

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasAssinatura do Memorando de Entendimento entre o Camões, I.P. e a Nigéria

26 de agosto de 2022 - Fonte: DGPDN

​No dia 23 de agosto de 2022, foi assinado o Memorando de Entendimento entre o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e o Governo da República Federal da Nigéria, no âmbito da implementação do programa Support to West Africa Integrated Maritime Security (SWAIMS).

O SWAIMS é um programa da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), cofinanciado pela União Europeia (10 milhões de Euros) e pela Cooperação Portuguesa (2,4 milhões de Euros), contribuindo o Ministério da Defesa Nacional com 2,1 milhões de euros (Marinha Portuguesa com 1,8 milhões de Euros e a DGPDN com 0,3 milhões de Euros). O seu propósito é responder à necessidade de as forças navais dos países costeiros da CEDEAO reunirem as condições necessárias para o destacamento de forças de imposição da lei capazes de intervir no mar, em tempo útil e de forma a reagir eficazmente a incidentes de crimes e ilícitos marítimos.

A assinatura deste Memorando de Entendimento, efetivada entre o Presidente do Camões, I.P., Embaixador João Ribeiro de Almeida, e o Ministro de Estado dos Negócios Estrangeiros da República Federal da Nigéria, Embaixador Zubairu Dada, visa estabelecer as responsabilidades dos parceiros na entrega e utilização de duas embarcações semirrigidas e equipamento forense, bem como a formação de formadores e o apoio à formação das guarnições que será assegurada pela Marinha Portuguesa.


20220826_Nigeria_2_IMG_2755.JPG

20220826_Nigeria_3_IMG_2755.JPG



Partilhar
Conteúdo