Ir para o conteúdo principal
A Academia Militar assinalou esta quarta-feira os 232 anos da sua instituição, numa cerimónia presidida pelo Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches.

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasAcademia Militar assinala 232 anos

12 de janeiro de 2022 - Fonte: Exército

A Academia Militar assinalou esta quarta-feira os 232 anos da sua instituição, numa cerimónia presidida pelo Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches.

Na sessão solene, que teve lugar em Lisboa, Jorge Seguro Sanches começou por agradecer a quem “honra" a história da Academia Militar e felicitou todos os que dão “corpo" à “identidade" da instituição, que, acrescenta, “prepara para uma carreira de responsabilidades únicas, e onde se desenvolve uma vivência singular de intensa camaradagem".

O Secretário de Estado relevou a “formação de excelência" que tem permitido o “distinto desempenho" de várias gerações de comandantes e que “vem sendo enaltecida" por responsáveis políticos e militares em países onde o Exército dispõe de forças, “de que Portugal se orgulha".

O governante destacou ainda a notável “capacidade de adaptação" do corpo docente da Academia Militar em ambiente de pandemia, e enalteceu a “superior dedicação e profissionalismo" de todos os que prestam serviço em prol da “reconhecida qualidade" do ensino superior militar.

Atualmente com mais de 500 alunos e alunas, portugueses e oriundos de países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, a Academia Militar é a instituição de ensino superior militar responsável por formar oficiais dos quadros permanentes do Exército e da Guarda Nacional Republicana (GNR).

​Resenha histórica

A Academia Militar tem as suas origens na "Lição de Artilharia e Esquadria", criada por decreto de D. João IV, de 1641, tendo, no entanto, como antecedente enquanto instituição de ensino superior militar, a Academia Real de Fortificação, Artilharia e Desenho, criada por D. Maria I, em 1790.  Considerada como a “primeira escola de ensino superior militar de formação de oficiais do Exército Português", esta Academia era destinada ao ensino superior das matérias de interesse para Oficiais de Artilharia e Engenharia, de Infantaria e Cavalaria e a alunos Civis que desejassem habilitar-se a Engenheiros

Instalada inicialmente em Santa Apolónia, a Academia passou por vários edifícios em Lisboa, acabando por, em 1851, e já como Escola do Exército – designação que surgiu por iniciativa do seu mais ilustre comandante, o Marquês Sá da Bandeira -, passar a funcionar no Palácio da Bemposta, onde ainda hoje está estabelecida a sede da instituição.​

​​Galeria de imagens

​​

Partilhar
Conteúdo