Ir para o conteúdo principal
O Ministro da Defesa Nacional reforça a confiança que deposita no Ramo pela sua capacidade de inovação e de dar resposta a todas as solicitações

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotícias69.º Aniversário da Força Aérea - Mensagem do Ministro da Defesa Nacional

01 de julho de 2021 - Fonte: Força Aérea

No 69.º aniversário da Força Aérea, o Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, reforça a confiança que deposita no Ramo pela sua capacidade de inovação e de dar resposta a todas as solicitações.

“Estou certo de que poderemos continuar a contar com a capacidade de renovação da Força Aérea para fazer avançar a Defesa Nacional".

Parabéns à Força Aérea! Parabéns a Portugal!



Transcrição da mensagem

Saúdo todos os militares e civis que com uma dedicação total – 7 dias por semana, 24 horas por dia – dão corpo à Força Aérea Portuguesa, que hoje assinala o seu sexagésimo nono aniversário.

Foi a 1 de julho de 1952 que avançou uma importante reforma da estrutura das Forças Armadas, vencendo as habituais resistências, criando-se um novo Ramo: a Força Aérea Portuguesa, resultante da fusão da Aeronáutica Militar e da Aviação Naval.

Pela sua história e natureza, a Força Aérea é um Ramo jovem, aberto à mudança e empenhado na inovação. Essa atitude é indispensável para termos umas Forças Armadas mais eficazes na resposta aos novos riscos e ameaças, e prontas para as novas oportunidades de uma transformação tecnológica que tem um peso cada vez maior na estratégia global. 

A capacidade de inovação tecnológica da Força Aérea ficou patente na preparação dos requisitos operacionais do novo KC-390, já em produção, e que representa um importante contributo para renovar as nossas capacidades. Este é um esforço que continuaremos de forma responsável e sustentável. Foi assim também com a modernização dos
F-16 para alienação à Roménia. Foi ainda assim com a criação do centro de Treino de Helicópteros da União Europeia, na Base Aérea de Sintra, onde me encontro.

Estou certo de que poderemos continuar a contar com essa capacidade de renovação da Força Aérea para fazer avançar a Defesa Nacional, numa lógica conjunta e multidomínio, ao serviço de Portugal.

Ao longo do último ano, a Força Aérea, parte do trabalho conjunto da Defesa Nacional, fez um esforço especialmente exigente, combinando as habituais missões em território nacional e além-fronteiras, com o apoio ao combate à pandemia de Covid-19.

Sabemos que podemos contar com a Força Aérea: seja na defesa do nosso espaço aéreo; na vigilância da nossa Zona Económica Exclusiva; nas missões de busca e salvamento e no transporte de órgãos e doentes, com particular impacto nos Açores e na Madeira; ou até no combate aos incêndios. Vimos que podemos contar com a Força Aérea para lidar com qualquer emergência.

Deixo ainda o meu apreço às famílias dos militares da Força Aérea que são chamados a partilhar o sacrifício que implica este empenho total ao serviço de Portugal.

Termino com especial reconhecimento a todas e todos os que durante o passado ano e atualmente servem em missões fora do país, no Mali, no Mediterrâneo, na Lituânia ou no Golfo da Guiné. A todas e a todos os que, no ar ou em terra, servem Portugal e os portugueses na sua Força Aérea, o vosso empenho e serviço não passou despercebido ao vosso Ministro ou ao conjunto dos portugueses.

A todos desejo um feliz dia da Força Aérea!

Parabéns à Força Aérea! Parabéns a Portugal!​​

Partilhar
Conteúdo