Ir para o conteúdo principal
O submarino, da Marinha Portuguesa, vai participar na Operação “Sea Guardian” da NATO e dará também apoio à Operação IRINI da União Europeia

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasSubmarino “Tridente” partiu do Alfeite rumo ao Mediterrâneo
15 de junho de 2021

O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, acompanhou a partida do submarino “Tridente" e dos 33 elementos da sua guarnição, para dois meses de missão no Mediterrâneo, na Base Naval de Lisboa, no Alfeite, Almada.

Na sua intervenção, o realçou a relevância da participação do Tridente nestas operações internacionais da NATO e da União Europeia “fazemo-lo com muito orgulho, empenhando os nossos equipamentos mais sofisticados e os nossos militares mais qualificados, como é o caso do Tridente e da sua guarnição. As características deste navio são ideais para contribuir para os objetivos das duas missões, e estou certo a sua tripulação se empenhará nelas com brio e dedicação"

Gomes Cravinho destacou ainda que “o Mediterrâneo representa, para Portugal, um espaço estratégico da maior importância, onde nos empenhamos na procura de paz e segurança para a Europa, para o Norte de África e para o Médio Oriente".

Sobre estas missões, o governante deixou duas notas breves, a primeira para “sublinhar o contributo incontornável que a presença da NATO e da UE têm na segurança do Mediterrâneo" e, paralelamente, a “importância de aprofundar a cooperação entre a UE e a NATO, em matérias de segurança e defesa".

O submarino, da Marinha Portuguesa, vai participar na Operação “Sea Guardian" da NATO e dará também apoio à Operação IRINI da União Europeia.

A operação “Sea Guardian" visa promover a segurança marítima no mar Mediterrâneo, de forma a garantir a liberdade de navegação e o conhecimento situacional deste mar, onde o submarino português realizará a recolha de dados de inteligência, análise dos padrões de comportamento na sua área de influência e o controlo do espaço marítimo, com particular atenção para as atividades de tráfico de estupefacientes, armas e pessoas, vigilância do tráfego marítimo e poluição marinha.

A operação “IRINI" da União Europeia tem natureza militar e pretende assegurar o cumprimento do embargo ao armamento imposto pelas Nações Unidas à Líbia, contribuindo desta forma para o processo de paz do país.

O “Tridente", comandado pelo Capitão-tenente Ribeiro da Paz, tem regresso previsto a Lisboa, a 13 de agosto deste ano.

​ 




Partilhar
Conteúdo