Ir para o conteúdo principal

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasSecretário de Estado Marco Capitão Ferreira na 10ª edição dos AEDDays
30 de maio de 2023

O Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marco Capitão Ferreira, participou no dia 30 de maio, na 10ª edição dos AEDDays, que se realizou no Centro de Congressos Taguspark, em Oeiras.

Este evento tem como objetivo debater os desafios atuais e futuros dos setores da Aeronáutica, Espaço e Defesa, reunindo alguns dos principais intervenientes nacionais e internacionais destas áreas.

Na sessão de encerramento do primeiro dia de trabalhos, o Secretário de Estado da Defesa Nacional indicou que Portugal deve adotar uma atitude proativa, de modo a desenvolver mais competências em matéria de tecnologias e aprender a tirar partido do melhor que a indústria, governo e universidades têm para oferecer.

“Numa era de grandes transformações geopolíticas, e num mundo cada vez mais ligado e interdependente, mas também mais disputado e conflituoso, é premente a necessidade de adotarmos uma atitude mais proactiva para lidar com a incerteza. O Governo português aprovou recentemente a nova Estratégia de Desenvolvimento da Base Industrial e Tecnológica de Defesa, que não era atualizada desde 2010", disse.

Marco Capitão Ferreira referiu também que “esta nova estratégia constitui também um novo referencial para as políticas públicas da economia de defesa, assente numa abordagem integrada entre as suas diferentes dimensões e numa visão articulada entre as suas várias entidades, promovendo e aprofundando a relação entre as indústrias, as universidades e as Forças Armadas, para que os investimentos na defesa possam constituir também um retorno para a economia e para a investigação, inovação e desenvolvimento".

O objetivo, conforme explicou o Secretário de Estado da Defesa Nacional, é que nos próximos 12 anos se possa alavancar a Base Industrial e Tecnológica de Defesa para novos patamares de competitividade, com a aplicação de políticas concretas, como o reforço do investimento na Defesa, abraçar a cooperação europeia e ligar as Forças Armadas, as empresas e as universidades na produção de emprego, riqueza e capacidade de exportação, criando uma indústria digital mais sustentável e melhor integrada.

O evento, organizado pelo AED Cluster Portugal, conta já com centenas de participantes e empresas de mais de 20 países, tendo em debate, até 02 de junho, o ecossistema nacional de aeronáutica, espaço e defesa.

Partilhar
Conteúdo